Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pessoa segura um dispositivo de autoteste
Science Photo Library
Disponibilidade de autotestes tem aumentado no Brasil nos últimos meses

Na hora de fazer um autoteste de antígeno para diagnosticar ou descartar uma suspeita de covid-19, o passo mais importante é ler atentamente o manual de instruções e seguir à risca as orientações do fabricante.

Em linhas gerais, estes kits são compostos por três itens principais:

  • O swab, aquela haste flexível que vai nas narinas e no fundo da boca;
  • O tubo, recipiente que traz uma solução líquida;
  • O dispositivo de teste, que recebe o líquido e dá o resultado.

A realização deste exame é indicada quando a pessoa apresenta sintomas sugestivos de covid, como tosse, coriza, dor de garganta e febre.

O ideal é fazer o teste a partir do terceiro dia após o início dos incômodos, quando a quantidade de vírus no organismo está suficientemente alta para ser detectada pelo dispositivo.

Antes disso, o autoteste até pode ser feito, mas um resultado negativo não pode ser levado a ferro e fogo — ainda mais se os sintomas persistirem ou piorarem.

A coleta

As etapas podem variar de acordo com cada fabricante, mas em linhas gerais a primeira orientação antes de iniciar o processo é lavar bem as mãos, para evitar uma contaminação cruzada e um resultado falso positivo.

O próximo passo é pegar o swab e esfregá-lo cerca de dez vezes nas paredes internas das duas narinas — algumas marcas também sugerem passar a haste flexível na boca, lá no fundo da língua.

O médico Evaldo Stanislau de Araújo, diretor da Sociedade Paulista de Infectologia, relata que muitas pessoas ficam aflitas com esse tipo de coleta, por acharem que é necessário aprofundar demais o swab, até que ele toque na garganta.

"É preciso perder esse medo. No início da pandemia, todo teste de covid realmente exigia introduzir a haste lá atrás, na nasofaringe. Alguns até brincavam que o swab quase cutucava o cérebro", lembra.

"Os testes atuais geralmente não demandam uma coleta tão profunda assim. É importante passar o swab na parede nasal. Não precisa ir até o fundo, mas também não pode ser só na pontinha do nariz", acrescenta o médico, que também trabalha no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mulher colocando swab no nariz
Getty Images
O swab não precisa ser introduzido tão fundo, mas também não pode ficar só na pontinha das narinas

Em outras palavras, passar a haste no nariz não é lá muito agradável, mas não pode causar dor ou sangramentos.

A infectologista Valéria Paes, do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, sugere que o autoteste seja feito num lugar bem arejado e sem outros indivíduos ao redor.

"Muitas vezes, a passagem do swab causa uma certa irritação, e a pessoa tem acessos de tosse e espirro. Se ela estiver com covid mesmo, pode acabar transmitindo o vírus", adverte.

A mistura

A próxima etapa envolve pegar o swab e esfregar a ponta dele na solução líquida que vem no tubo de ensaio de plástico.

Geralmente, os fabricantes pedem que o usuário faça de 10 a 15 movimentos circulares.

A meta aqui é misturar o material que foi coletado do nariz com o líquido.

Depois, basta fechar o tubo de ensaio com a tampa e pingar a quantidade de gotas estipuladas no dispositivo de teste.

Este objeto, geralmente de plástico e com formato retangular, tem um orifício específico no qual as gotas da solução devem ser pingadas.

Mulher pingando conteúdo no frasco para fazer teste rápido de covid-19
Getty Images
Você deve pingar a quantidade de gotas estipuladas pelo fabricante no orifício do dispositivo de teste

O resultado

Na sequência, é necessário esperar entre 10 e 20 minutos para que o resultado apareça.

O que o dispositivo de teste faz é reagir à presença de proteínas (ou antígenos) específicos do coronavírus.

Caso estes antígenos realmente estejam presentes na amostra coletada, vão aparecer duas fitas horizontais no dispositivo.

Agora, se a pessoa não estiver com covid, apenas uma fita ficará visível.

É muito importante que todos saibam como interpretar estes resultados, assim como possíveis variações deles.

"A primeira coisa é que o primeiro dos risquinhos deve aparecer em 100% das reações. Se não estiver ali, pode descartar o teste porque ele está com algum defeito", aponta Araújo.

"Em segundo lugar, o risquinho precisa ir de uma ponta a outra do mostruário. Caso ele esteja interrompido ou pareça incompleto, isso também indica que o exame não está funcionando como se espera", complementa.

Outra dúvida comum: e se o segundo risquinho do teste estiver mais claro, quase transparente? Isso representa um resultado positivo para covid, afirmam os especialistas.

"Não importa a intensidade. Se o segundo traço aparecer, mesmo que seja muito leve, isso significa que há coronavírus ali", responde Araújo.

"E vale lembrar que o resultado do teste pode demorar entre 10 a 20 minutos para aparecer", destaca Paes.

Marque no relógio o momento em que você pingar as gotas no dispositivo, e espere o tempo estipulado para ter certeza do resultado — muitas vezes, a segunda fita só aparece nos minutos finais mesmo.

Possíveis resultados dos autotestes para detecção de covid-19
Anvisa/Reprodução
Os possíveis resultados dos autotestes, e o que cada um deles significa

O que fazer depois do resultado

Se o teste deu negativo e você continua com sintomas, vale repetir o exame mais uma vez depois de dois ou três dias para ter mais certeza do diagnóstico.

Agora, caso o resultado seja mesmo positivo, há uma série de ações que podem ser tomadas.

A primeira envolve notificar o caso para o posto de saúde mais próximo da sua casa. Isso ajuda a manter os números da pandemia atualizados e abre a possibilidade de fazer um PCR, teste cujos resultados são ainda mais confiáveis.

É importante também manter-se em isolamento e com o mínimo de contato com outras pessoas. Assim, você evita transmitir o coronavírus adiante, eventualmente até para indivíduos que correm maior risco de desenvolver as formas graves da doença.

Nesta reportagem da BBC News Brasil, você descobre quantos dias de isolamento são indicados, de acordo com uma série de critérios:

Por fim, caso esteja com covid e precisando tomar a terceira ou a quarta dose da vacina, vale aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para completar a imunização.

Nesta outra matéria, você entende os motivos por trás desta recomendação e como ampliar o máximo possível a proteção contra a covid:

- Texto originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62148440


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!