Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

O Pantera Negra sempre foi um dos meus super-heróis favoritos dos quadrinhos. Filho de africano que sou, adorava ver o continente do meu pai representado fosse nos Vingadores ou na Liga da Justiça. Naquela época, além do Rei T’Challa de Wakanda (nosso Pantera Negra!) tinha também o... Tinha ainda a... Entendeu o que quero dizer? Era só ele!

Teremos, nesta semana, a estreia de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, de Ryan Coogler, continuação do ótimo filme de 2018, com Chadwick Boseman (1976-2020) emprestando seu talento e carisma ao personagem-título. Aproveitei para separar aqui dez curiosidades sobre ele.

Coadjuvante do Quarteto Fantástico

Criado em 1966 pela dupla Stan Lee e Jack Kirby (que morreriam brigando entre si sobre quem seria o verdadeiro “pai” do personagem), o Pantera Negra – e sua maravilhosa nação de Wakanda – surgiram como coadjuvantes do Quarteto Fantástico. O personagem ainda apareceria como aliado do Capitão América até, em 1968, virar membro dos Vingadores e assumir coprotagonismo.

Uma década até o título próprio

A Marvel demorou mais de dez anos para dar ao Pantera Negra sua revista mensal: foi apenas em 1977 que surgiu “Black Panther”. A iniciativa não deu muito certo, e o título foi cancelado 15 números depois.

Pantera Negra ou Tigre de Carvão?

O Pantera Negra quase se chamou... o Tigre de Carvão (Coal Tiger, no original). O primeiro esboço mais sério do personagem apresentado por Jack Kirby trazia este nome, além de um uniforme mais colorido, com partes em vermelho e amareo.

Tchalla, o Tigre de Carvão!

Todo super-herói da Marvel e da DC tem múltiplas versões, seja em outras dimensões, no passado ou no futuro (você vai ler isso aqui de novo). Em 1992, os autores Bob Harras e Steve Epting homenagearam o conceito original de Kirby e criaram o Tigre de Carvão, um T’Challa de outra dimensão que se torna aliado dos Vingadores.

Tigre de Carvão, o filho de Tchalla!

Todo super-herói da Marvel e da DC tem múltiplas versões, seja em outras dimensões, no passado ou no futuro (você vai ler isso aqui de novo). Em 1998, a Marvel apresentou um possível futuro de seus personagens em um universo conhecido como MC2. Nele, o sucessor de T’Challa é seu filho T'Chaka 2º, o herói conhecido como... Tigre de Carvão (em nova homenagem a Jack Kirby).

O Pantera Negra de 1 milhão de anos atrás

Todo super-herói da Marvel e da DC tem múltiplas versões, seja em outras dimensões, no passado ou no futuro (vou parar de repetir isso para não fichar chato, mas o próximo item também se encaixa aqui).

Em 2017, a Marvel apresentou Mosi, o primeiro guerreiro de Wakanda a passar por todo o ritual para se tornar o Pantera Negra. Detalhe: ele viveu em 1.000.000 aC! Este personagem chegou a lutar ao lado do grupo conhecido como Vingadores 1.000.000 aC e que tinha, entre seus membros, Odin (o pai do Thor).

Meio Marvel, meio DC: o Tigre de Bronze

A Marvel e a DC se juntaram em 1996 para criar o Universo Amálgama, onde juntavam seus principais personagens para criar novos super-heróis – por exemplo, da soma entre o Superman e o Capitão América veio o Super-Soldado, e por aí vai.

Pois bem: nosso Rei Tchalla de Wakanda foi amalgamado a Ben Turner, o Tigre de Bronze da DC, e virou Rei Ben'Jalla de Wakanda, o super-herói conhecido como... Tigre de Bronze :-/ Pois é, não foi lá um nome muito original.

Casamento de Tchalla teve vencedora do Emmy criando o vestido da noiva

Em 2006, a Marvel celebrou o casamento entre o Rei Tchalla e Ororo Munroe, a Tempestade dos X-Men. O casório foi levado tão a sério que chamaram , vencedora de um Emmy pelo guarda-roupa da novela “Guiding Light”, para criar o vestido da noiva.

Infelizmente, os dois já se separaram. :-/

O primeiro filme ganhou três estatuetas do Oscar!

O filme do Pantera Negra de 2018 foi um sucesso de público (merecidamente) e de crítica (ouso dizer que também merecidamente). Foi indicado a sete categorias do Oscar (inclusive melhor filme!) e venceu em três: figurino, direção de arte e trilha sonora.

...e o personagem ganhou até um Emmy!

Tchalla é um herói tão grande que já rendeu até um Emmy a seu intérprete! Chadwick Boseman dublou o personagem para um episódio de “What If...?”, série animada do Unvierso Cinematográfico Marvel, e foi recompensado com um Emmy na categoria melhor performance de voz.

Ainda não vi o filme que estreia esta semana, mas já tenho algo a dizer: Wakanda para sempre!