Coluna Hábito de Quadrinhos

Besouro Azul: seis histórias para entender o herói que é a nova aposta da DC nos cinemas


14/08/2023 07h32

Estamos na semana da estreia do novo filme da DC Comics: “Besouro Azul”, em que Xolo Maridueña, de "Cobra Kai", interpreta Jaime Reyes, um jovem que ganha poderes graças a um artefato alienígena. Além dele, também é protagonista do filme Jenny Kord, personagem brasileira criada para o longa e interpretada por Bruna Marquezine.

Este é um bom momento para elencarmos algumas histórias que mostram mais quem é o personagem e como ele se destacou a ponto de virar filme. Entretanto, antes de chegarmos a ela, é bom relembrarmos que Jaime Reyes não é o primeiro Besouro Azul da DC, mas o terceiro. Vamos falar de todos eles antes de chegarmos nas histórias.

O primeiro Besouro Azul foi Daniel Garret (seu nome mudou depois para Daniel Garrett). Originalmente, não tinha poderes e era um vigilante à la Batman. Depois, ganhou poderes graças a uma vitamina chamada 2X. Esta origem foi mudada posteriormente e passou a ter poderes graças a um artefato místico encontrado no Egito.

O Besouro Azul seguinte é Ted Kord, amigo do original que assume seu codinome após sua morte. Este não tem poderes e é, a princípio, um homem bem fantasiado e gênio científico. Esta versão ficou famosa nos anos em que fez parte da fase cômica da Liga da Justiça, quando foi criada uma famosa parceria com o Gladiador Dourado. Jenny Kord, a personagem brasileira no filme, talvez seja sua filha (ou parente).

E finalmente temos o simpático Jaime Reyes, que ganha seus poderes graças a um estupendo artefato alienígena. Ele surge nos quadrinhos após a dramática morte de Ted Kord e, como seu antecessor, faz parte de uma das versões da Liga da Justiça.

Agora, vamos às histórias, em ordem cronológica:

Liga da Justiça Internacional”, de Keith Giffen e J.M. DeMatteis

Todos os cinco anos em que Giffen e DeMatteis comandaram as revistas mensais da Liga da Justiça Internacional são muito bacanas. Esta série foi publicada recentemente no Brasil pela Panini como “Lendas do Universo DC – Liga da Justiça” em 21 volumes. Temos aqui a enorme evolução do Besouro (Kord), começa começa como um coadjuvante sério e termina como um protagonista hilário, membro fundamental da equipe. Se não quiser ler todos, vá apenas para a segunda edição, que mostra a gênese de sua amizade com o Gladiador Dourado.

Crise Infinita”, de Geoff Johns, Phil Jimenez, George Perez, Ivan Reis e Jerry Ordway

Esta minissérie começa justamente com a trágica morte de Ted Kord, que descobre a traição de um dos maiores aliados da Liga da Justiça. Em meio a várias subtramas que vão se desenvolvendo ao mesmo tempo e à participação de centenas de personagens, há o surgimento de Jaime Reyes, o novo Besouro Azul!

Liga da Justiça: Geração Perdida”, de Judd Winick, Keith Giffen, Aaron Lopresti e Joe Bennett

Lembra que Ted Kord morreu ao enfrentar um vilão que traiu a Liga da Justiça? Pois ele está de volta, mais poderoso do que nunca, e apenas seus colegas podem enfrenta-lo. Detalhe: agora, eles terão o auxílio de ninguém menos do que Jaime Reyes, o jovem que está tentando aprender a ser o Besouro Azul!

Esta história longa (24 capítulos) não foi publicada em um volume único no Brasil. Você terá de garimpar sebos em busca das edições de nº 101 a 112 de “Liga da Justiça” da Panini (primeira série).

Gladiador Dourado: Azul & Dourado”, de Geoff Johns, Jeff Katz e Dan Jurgens

Ted Kord está morto. Entretanto, seu melhor amigo, o Gladiador Dourado, não só está vivo como pode viajar no tempo... Temos aqui uma boa aventura de super-heróis com viagens no tempo, revelações, traições, uma homenagem ao legado de nobreza de Ted Kord e o início da amizade do Gladiador com Jamie Reyes.

Azul e Dourado”, de Cully Hamner, Dan Jurgens, Kevin Maguire e Ryan Sook

A editora DC Comics não se aguenta. De quando em quando, zera sua cronologia e começa tudo de novo... Geralmente, para fazer algo ainda mais bagunçado e ter de zerar tudo de novo.

Mas, neste caso, nesta nova cronologia, a morte de Ted Kord não aconteceu, e temos dois Besouros: ele e o Jayme. “Azul e Dourado” retoma o clima bem-humorado e cheio de ação da Liga da Justiça Internacional de décadas atrás para retratar a amizade entre o Gladiador e o Besouro nos dias de hoje.

Besouro Azul: Dia da Formatura”, de Josh Trujillo

Publicada este ano nos EUA (e saindo agora no Brasil), “Dia da Formatura” é um olhar mais próximo no mundo de Jamie Reyes – seus dilemas internos, inimigos e, principalmente, seu forte elenco de coadjuvantes. A julgar pelo trailer, o novo filme terá um bom foco sobre eles.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças