Coluna Hábito de Quadrinhos

“Gaston”, “Nancy”, “Ōoku” e mais quadrinhos que adoraria ver publicados por aqui


08/01/2024 07h10

Na semana passada, publiquei uma coluna sobre quadrinhos que adoraria que fossem publicados por aqui. A lista ia de “Djarabane”, do artista Adjim Danngar, nascido no Chade, à fase do supergrupo Patrulha do Destino, da DC Comics, criada pela escritora Rachel Pollack.

Na coluna desta semana, amplio minha “wishlist” para 2024, novamente tentando abarcar diferentes tipos de HQs – conquanto, claro, que o resultado final seja ótimo.

Ambush Bug”, de Keith Giffen, com Paul Kupperberg e Robert Loren Fleming

Keith Giffen (1952-2023) era uma espécie de “Super Trunfo” dos quadrinhos de super-heróis: escrevia muito bem, desenhava idem. E transitava nos gêneros: aventuras (como “Sugar & Spike: Metahuman Investigations”), sagas épicas (suas passagens pela Legião dos Super-Heróis), super-heróis com humor (Liga da Justiça Internacional)... Mas nada tão anárquico, engraçado, metalinguístico e imprevisível quanto Ambush Bug, personagem conhecido no Brasil como Besouro Bisonho. As poucas aparições dele por aqui foram como coadjuvante (em uma ou duas páginas, se tanto), e valeria muito a pena termos acesso às histórias em que ele aparece como protagonista.

Gaston”, de André Franquin

A escola franco-belga de quadrinhos já nos brindou com personagens inesquecíveis como Asterix, Lucky Luke, Tintim e Smurfs. Se você não conhece Gaston Lagaffe, a culpa não é sua: ele não teve a chance devida por aqui. Por que será? Distraído, atrapalhado, aparentemente preguiçoso e definitivamente hilário, Gaston protagonizou 22 livros (todos publicados em Portugal, mas inéditos por aqui), sempre com a participação de seu criador, o belga André Franquin. Fico curioso por ver uma edição brasileira bem feita do personagem.

Nancy”, de Ernie Bushmiller

Este é um clássico tão grande dos quadrinhos americanos que é de se estranhar que não seja famoso por aqui. Não chega a ser inédito: segundo o site Guia dos Quadrinhos, ótimo catálogo das publicações no Brasil, Nancy saiu por aqui 17 vezes... entre 1947 e 52. E depois uma em 1980. Muito pouco, e há muito tempo, e nunca em um título próprio.

Ernie Bushmiller (1905-82) criou Nancy em 1933. Trata-se de uma menina de oito anos, peralta e divertida como as crianças de sua idade. Suas histórias giram em torno de seu universo infantil e de seu amigo Sluggo. O grande mérito de Bushmiller foi algo que, dito em voz alta, pode parecer simples, mas não é: fazer humor. Com traços intencionalmente simples e chistes certeiros, ele alcançou os públicos infantil e adulto.

A tira continua até hoje, claro que sem o autor original – aliás, Olivia James, que assumiu a HQ em 2018, é a primeira mulher a criar as histórias da personagem (Olivia James é pseudônimo, não sabemos o nome real dela).

Ōoku”, de Fumi Yoshinaga

Diferentemente dos três anteriores, este é um quadrinho recente e foi publicado pela mangaká Fumi Yoshinaga entre 2004 e 2020 – ganhou muitos prêmios no período, como o Prêmio Osamu Tezuka (2009) e o Shogakukan (2011, categoria shoujo - voltado para leitoras pré-adolescentes e adolescentes). A premissa é ótima: uma praga misteriosa dizima 80% da população masculina no século 17 – como fica a sociedade japonesa diante de tamanha tragédia?

O mangá é inédito no Brasil, mas o animê que o adapta está disponível na Netflix com o nome de “Ōoku: Por Dentro do Castelo”.

T’Zée”, de Apollo e Brüno

O tunisiano Apollo (roteiro) e o alemão Brüno (desenho) trazem uma drama contemporâneo ambientado em um país não identificado da África (mas que lembra a República Democrática do Congo): um presidente despótico está prestes a deixar se governo e se preso. Como essa guinada no comando do governo vai impactar na sociedade local?

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romance “Venha me ver enquanto estou viva” e da graphic novel “Púrpura”, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças