Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sim, estamos na Semana da República! Aproveitei este feriado nacional para apresentar outros países. Ou seja, selecionei seis obras de cinco continentes. A ideia é que sejam bons quadrinhos (claro!) e que sirvam de porta de entrada: talvez despertem seu interesse por estas culturas. Procurei também trazer gêneros diferentes: terror, humor, drama, autobiografia...

GUINÉ EQUATORIAL

O Pesadelo de Obi”, de Chino, Tenso Tenso e Ramón Esolo Ebalé

Uma crítica ácida aos políticos de Guiné Equatorial – mais especificamente, a seu líder, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, no poder desde 1979. Nesta fábula, Mbasogo acorda transformado em um cidadão comum de seu país: ou seja, na pele de alguém que, apesar de condições precárias de vida, não tem o que fazer para protestar contra alguém há décadas como chefe de Estado.

MALÁSIA

O Menino do Kampung”, de Lat

O artista malaio Lat (pseudônimo de Datuk Mohammad Nor bin Mohammad Khalid) criou uma obra tocante, inspirada em sua infância, ambientada na Malásia profunda. Ótimo quadrinho, bela maneira para conhecer um pouquinho sobre este país.

AUSTRÁLIA

A Chegada”, de Shaun Tan

Se este álbum é bom? Acho, mas não só eu: foi o grande vencedor do prestigioso festival francês Angoulême em 2008. O autor é australiano, mas a obra, a bem da verdade, não é sobre seu país. Aliás, não é sobre país algum, e é isso que faz dela tão interessante: trata-se da história de um imigrante chegando a um país estrangeiro, do qual conhece pouquíssimo da cultura e nada da língua.

ESPANHA

Paracuellos”, de Carlos Giménez

Eu sei que você sabe bastante sobre a Espanha, e até aprecia a cultura local: provavelmente adorou o seriado “La Casa de Papel” (acho que só eu não assisti!). Mas vale recomendar este álbum por sua enorme qualidade e por retratar com detalhes um momento importantíssimo da história espanhola: a ditadura franquista.

Inspirado em fatos reais (e autobiográfico em alguns momentos), “Paracuellos” retrata um abrigo para crianças mantido pela união da Igreja Católica com a ditadura espanhola de Francisco Franco (1892-1975). É uma obra que me marcou muito – escrevi sobre ela aqui na TV Cultura no ano passado.

ESTADOS UNIDOS

Recruta Zero – Edição Histórica”, de Mort Walker

Assim como a Espanha, sei que os Estados Unidos dispensam apresentações para nós, brasileiros. Mas os quadrinhos norte-americanos – sejam de super-heróis ou os alternativos / tiras – são tão diversos que vale a pena escolher algum clássico para retratar aqui. Mort Walker foi craque. Tiras concisas e hilárias, com uma arte cartunesca limpa e muito bonita. Recruta Zero é demais!

ARGENTINA

Legião”, de Salvador Sanz

Já comentei lá no site Hábito de Quadrinhos: Salvador Sanz é um dos melhores quadrinistas em atividade, e mostra em suas obras uma Argentina linda, sombria e assustadora. “Legião” é uma obra de terror puro, que mostra uma Buenos Aires distópica onde acontecimentos estranhos começam a assombrar a cidade.

Pedro Cirne é formado em jornalismo, desenhos e histórias em quadrinhos. É autor do romanceVenha me ver enquanto estou vivae da graphic novel Púrpura, ilustrada por 17 artistas dos 8 países que falam português.