Ele voltou! Xinba, o “rei das vendas de streaming ao vivo” da China fez um grande retorno no sábado passado, quando vendeu mais de US$ 300 milhões em produtos em um único show de 12 horas, um recorde para o mundo do livecommerce.
O novo recorde demonstra que as vendas por streaming ao vivo podem atingir um potencial exponencial nos próximos meses, depois de crescer e se consolidar durante a pandemia do covid-19.
Xinba atingiu mais de quatro milhões de espectadores durante o pico da transmissão e vendeu mais de 16 milhões de itens em categorias tão diversas como xampu e smartphones, de acordo com o provedor de dados de mídia social Bihu Kankan. O volume total bruto de mercadorias (GMV) chegou a 2 bilhões de yuans (US$ 305,7 milhões).
US$ 305,7 milhões
em vendas
em 12 horas!
Os números de vendas são surreais.
Para fins de comparação, Xinba arrecadou mais dinheiro do que o shopping center Times Square em Causeway Bay, um dos locais de maior visibilidade para produtos de luxo em Hong Kong durante todo o ano de 2020.
O livecommerce, a atividade de vender ao vivo por streaming, tornou-se um mercado gigantesco na Ásia, com centenas de plataformas de transmissão ao vivo, influenciadores que se tornam milionários da noite para o dia e marcas que descobrem na soma de vídeo e vendas uma forma de esgotar estoques em poucos minutos.
Em 2020, a KPMG estimou que a indústria de livecommerce da China já vendeu mais de 1 trilhão de yuans (US$ 152,8 bilhões).
E o negócio é tão exponencial que somente no Kuaishou, uma das plataformas de livecommerce, o total de vendas de 2019 para 2020 pulou de 59,6 bilhões de yuans para 381,2 bilhões no ano seguinte, um salto muito maior que todo o restante do mercado de ecommerce.
E as previsões para 2021 são ainda mais impressionantes. O mercado para multiplicar seu tamanho por 10x em poucos meses.
Xinba é também um exemplo de como as novas plataformas de livecommerce podem transformar vendedores comuns em estrelas milionárias da Internet. Ele nasceu em uma pequena aldeia no nordeste da China e é filho de um humilde fazendeiro.
No Brasil, com milhões de vendedores a cada esquina e muita gente precisando ganhar um dinheiro extra, o livecommerce pode ser a revolução que faltava para transformar a vida de quem é bom de gogó, tem talento para vender e não pode sair de casa durante a pandemia.
O futuro do varejo é o livecommerce e a revolução está só começando.
João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. É um entusiasta do futuro híbrido e acredita que o varejo presencial e o virtual serão uma coisa só no futuro pós-pandêmico.
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