Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Uma pesquisa muito interessante feita nos Estados Unidos comprovou que o uso de aparelhos auditivos e a realização de cirurgias de catarata nos olhos podem prevenir a demência causada pela idade, que afeta a memória e as habilidades de raciocínio.

Essa perda de cognição pode ser menor e mais lenta quando a audição e a visão do paciente são preservadas.

A perda de capacidade de compreensão é reduzida pela metade após a cirurgia de catarata e diminui em 75% após a adoção de aparelhos auditivos, de acordo com os cientistas.

Manter a visão e a audição deixa a pessoa fisicamente ativa e socialmente envolvida, reduzindo também o risco de doenças.

É importante reconhecer que as perdas auditiva e visual são problemas de saúde significativos e que, se ignorados, podem levar ao isolamento social e a problemas de saúde mental.

Portanto, nada de preconceito. Se tiver que usar aparelho auditivo ou fazer a cirurgia de catarata, é preciso ir em frente.

Filhos e filhas, netos e netas podem e devem incentivar. E é sempre bom lembrar que devemos cuidar da audição e da visão desde o nascimento. Inclusão vale para todos e para todas as idades.

É por isso que a TV Cultura tem intérpretes de libras, inclusive no programa Papo de Mãe.

Vou deixar como dicas alguns programas que gravamos sobre saúde dos olhos e dos ouvidos: