Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Já se tornou um costume escolher uma cor e um mês para campanhas, principalmente para as de saúde.

O mês de julho, por exemplo, pode ser chamado de "Julho Amarelo", pela prevenção do câncer nos ossos e das hepatites virais.

No caso do câncer ósseo, a maioria dos pacientes sente dores crônicas, inchaços e até febre. Muitas vezes, essas dores são confundidas com outras doenças, por isso é necessário ter consciência da importância do diagnóstico correto e precoce. Estes pacientes precisam fazer o tratamento adequado e procurar médicos especialistas em controle da dor para melhorar a qualidade de vida.

Os tumores ósseos podem atingir qualquer osso do corpo, mas são mais comuns em ossos longos, como os dos braços, pernas, coluna e bacia.

Já a hepatite, uma grave inflamação do fígado, pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

No Brasil, as hepatites virais são causadas mais frequentemente pelos vírus A, B e C.

Muitas pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, por isso exames de sangue regulares são indicados, inclusive para definir tratamento precoce e ter mais possibilidade de cura. Como prevenção, existem as vacinas para hepatites A e B.

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho. Tanto o câncer ósseo quanto as hepatites virais podem ocorrer em crianças e vale o alerta de sempre: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Ficam como dicas dois episõdios do programas Papo de Mãe:

Mariana Kotscho é jornalista e trabalha em televisão há 28 anos. Foi repórter da Rede Globo por 12 anos. Com passagens também pelo SBT e Record TV. Desde 2009, é apresentadora do programa Papo de Mãe, da TV Cultura.

Siga o Papo de Mãe no Instagram!