Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Friozinho, fogueira, quadrilha. É época de festa junina e isso inclui também muitas guloseimas e comidas típicas.

Mas como fazer tudo, se estamos em meio a uma pandemia, muitas famílias de quarentena, em isolamento social, e com as rotinas totalmente alteradas?

O jeito vai ser improvisar o arraiá em casa mesmo, para fazer a alegria das crianças. Os preparativos podem ser também um bom momento de entretenimento e diversão, tanto na decoração quanto nas comidinhas. Bandeirinhas coloridas, fogueira de brincadeira e fantasias caipiras não podem faltar. Prepare também uma boa trilha sonora. Um clássico é a música Moreninha Linda, de Tonico e Tinoco.

E qual vovó não tem guardada uma bela receita de família de quitutes juninos?

Milho verde cozido, pamonha, pipoca, curau, canjica, arroz doce, paçoca, pé de moleque. Tem muitas opções e os avós vão adorar ajudar, mesmo que à distância.

Outra tradição é o pinhão, que aliás é bem saudável pois contem ferro e cobre. Além disso, ele libera ácido linoléico, que aumenta a sensação de saciedade, e luteína, um antioxidante importante para a saúde dos olhos.

A gente só tem que tomar cuidado mesmo é com o excesso de calorias, né?

Fiz uma pesquisa sobre festas juninas online que vão acontecer. Tem vários cantores sertanejos marcando lives também. Ficam aqui minhas duas sugestões:

O São João de Campina em Casa

Conhecida como "Maior São João do Mundo", a festa que aconteceria de 5 de junho a 5 julho, em Campina Grande (Paraíba), foi adiada para outubro, mas antes terá uma versão online. Serão seis transmissões beneficentes transmitidas pela internet. A cantora Elba Ramalho já confirmou presença em live no dia 23 de junho.

Arraial online do grupo teatral 2 Mililitros

Ao longo do mês de junho, as redes sociais da Cia. de Teatro 2 Mililitros divulgarão programação temática para toda a família com contação de histórias e lives juninas. A brincadeira ainda inclui bingo, arrasta-pé e até correio elegante.

Viva Santo Antônio (13 de junho), viva São João (24 de junho) e viva São Pedro (29 de junho)!

Deixo como dica também o programa Papo de Mãe sobre como as crianças podem ajudar na cozinha: