Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 BMW Motorsport
BMW Motorsport

No final de semana que marca a sétima etapa da emocionante temporada 2020-21 do Campeonato Mundial da Fórmula E, teremos um pouco de glamour. Mas só um pouco, mesmo. Nada de muito champanhe, modelos e celebridades desfilando pelo paddock e pelo grid antes da corrida. Afinal, ainda estamos em uma pandemia. Entretanto, o motivo é de festa para a Fórmula E que, enfim, retorna a Mônaco.

O e-Prix de Mônaco é realizado a cada dois anos – um ano sim, um ano não -, e pela primeira vez o tradicional circuito de Monte Carlo será utilizado em sua totalidade pela Fórmula E, em traçado idêntico ao da Fórmula 1, com uma ligeira alteração no posicionamento das zebras na primeira curva, a Saint-Devote.

Nas três edições realizadas até então (2015, 2017 e 2019), as provas aconteceram em uma versão bem mais curta do traçado. O maior vencedor é Sébastien Buemi. O Brasil tem quatro pódios na prova: dois segundos lugares com Lucas di Grassi e dois terceiros, com Nelsinho Piquet e Felipe Massa.

O que todo mundo vai querer saber primeiro é a diferença de tempos entre o Fórmula 1 e o Fórmula E em um circuito idêntico. Mas não se empolguem. São carros extremamente diferentes entre si. O Fórmula E tem muito menos pressão aerodinâmica, menos potência, pneus bem menos aderentes (são de uso misto tanto para pista seca como para molhada) e mais peso total. A diferença vai ser bem grande.

Só que isso tem um lado positivo. A Fórmula E vai trazer muito mais ultrapassagens do que em um GP normal de F1 no Principado. Então, se liga nos horários que no fim de semana teremos o e-Prix de Mônaco!

As atividades serão todas no sábado e será a primeira vez na temporada com um final de semana de uma corrida só. Todas as outras praças (Diriá, Roma e Valência) sediaram duas corridas cada. No sábado, aqui no site oficial da TV Cultura, você acompanha os dois treinos livres às 3 e às 5h15 (sempre no horário de Brasília); a classificação e a corrida você acompanha ao vivo na tela da TV Cultura a partir das 7 horas e a largada às 11 horas.

Vamos curtir um pouco de glamour à distância.

Cleber Bernuci é jornalista e narrador dos treinos livres da Fórmula E no site oficial da TV Cultura.