Olimpíadas

Irã terá 1ª mulher no levantamento de peso na Olimpíada de Tóquio

Parisa Jahanfekrian representará o país onde as mulheres não podiam praticar a modalidade até 2018


23/07/2021 14h18

Pela primeira vez, o Irã terá uma levantadora de peso competindo na Olimpíada. Parisa Jahanfekrian, de 26 anos, representará o país onde as mulheres não podiam praticar a modalidade até 2018.

"Vou dar o meu melhor para me preparar para os Jogos. Talvez não consiga o resultado que espero, mas pode ser o começo de um caminho para as iranianas mostrarem que são capazes de participar dos Jogos Olímpicos", afirmou Jahanfekrian, em entrevista ao jornal local Tehran Times.

“Antes do Campeonato Asiático de Halterofilismo de 2021 em abril, sofri uma lesão na mão e perdi o evento no Uzbequistão. Mas fui informada que posso participar dos Jogos Olímpicos. Ninguém pensou que isso iria acontecer e estou muito feliz por este evento histórico para mim e para as mulheres iranianas ”, acrescentou.

A primeira geração de levantadoras de peso do Irã estava sendo preparada para tentar se classificar para a Olimpíada de Paris-2024. A vaga precoce apareceu em Tóquio-2020 após Samoa desistir de enviar sua representante, Iuniarra Sipaia, ao evento.

A pequena ilha da Oceania adotou protocolo rígido para conter a Covid-19 no país, impossibilitando os atletas que residem em Samoa de viajar ao Japão. Apenas os classificados que residem no exterior poderão competir na Olimpíada. Com isso, a federação iraniana recebeu a informação de que a vaga foi realocada para Jahanfekrian.

"Tenho orgulho de representar o Irã na Olimpíada. Não consigo encontrar palavras para expressar quanto estou feliz. Os melhores levantadores de peso do mundo vão participar da competição", comemorou a atleta.

Jahanfekrian irá competir na categoria acima de 87 kg, a mais pesada do levantamento de peso feminino. Com 87 kg, ela pesa entre 40 e 50 quilos a menos do que algumas das rivais que irá enfrentar em Tóquio.

A levantadora é a 11ª mulher iraniana nos Jogos. Armina Sadeghian, Najmeh Khedmati, Fatemeh Karamzadeh e Hanieh Rostamian no tiro, Sara Bahmanyar e Hamideh Abbasali no caratê, Nazanin Molaei no remo, Nahid Kiani no taekwondo, Farzaneh Fasihi no atletismo e Soraya Aghaei já garantiram suas vagas.

Leia também: Atleta britânico do salto com vara quebra dois dentes durante treinamentoOlimpíada de Tóquio: Confira os horários das competições brasileiras desta sexta-feira (23)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido