Naomi Osaka é uma tenista e ativista que levanta questões sociais importantes como racismo e saúde mental. A jovem de 23 anos é filha de uma japonesa e um haitiano, mora nos Estados Unidos desde os três anos, mas decidiu representar o Japão nos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (23), ela acendeu a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura da Olimpíada.
A jovem atleta se tornou a primeira japonesa a conquistar um Grand Slam de Tênis. Sua fama a ajudou a levantar bandeiras importantes: usou máscaras com nomes de vítimas de racismo, no US open de 2020, e expôs problemas com sua saúde mental, ao abandonar o último torneio de Roland Garros. Naomi não quis participar das entrevistas obrigatórias do campeonato.
Na foto abaixo, Naomi usa uma máscara com o nome de Breonna Taylor, jovem negra morta a tiros por policiais de Louisville, no estado Kentucky, nos Estados Unidos.
A atleta promissora foi capa da revista Vogue Hong Kong e Japão, tem um documentário na Netflix e ganhou uma boneca Barbie inspirada nela. Além disso, em 2020, Naomi Osaka ganhou o Laurens, Oscar do esporte, na categoria "Esportista de 2020".
REDES SOCIAIS