Andreia Silva se torna primeira mulher a apitar jogo de basquete masculino em Olimpíadas
Brasileira entra para a história do esporte ao apitar partida entre Estados Unidos e Irã
28/07/2021 02h55
Mesmo sem as seleções masculina e feminina classificadas para Tóquio, o basquete brasileiro faz história nas Olimpíadas. Na partida entre Estados Unidos e Irã, Andreia Silva se torna a primeira mulher árbitra em uma partida de basquete olímpico masculino na história.
Silva faz parte da equipe de arbitragem convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio que é composta por 30 pessoas. Além dela, apenas quatros mulheres também estão no Japão para a competição. Também faz parte da equipe da arbitragem do basquete na Olimpíada o brasileiro Guilherme Locatelli.
Com os Jogos, o currículo dela fica ainda mais pesado. Em sua carreira, ela já participou de Mundial, Pré-Olímpico, Pré-Mundial. Neste ano, apitou o Mundial masculino sub-19, na Letônia, em julho.
Leia também: “Roubo”: Internautas se revoltam com resultado da luta de Maria Portela no judô
Ela entra para uma seleta lista de árbitras brasileiras que participaram de pelo menos um evento internacional de basquete. Em 2004, Tatiana Steigerwald representou o país com a FIBA, e em 2008 foi a vez de Fátima da Silva. Mas nenhuma delas apitou uma partida masculina.
REDES SOCIAIS