Segundo judoca se recusa a enfrentar atleta israelense na Olimpíada de Tóquio
Comitê Olímpico Internacional investiga se motivação foi política
28/07/2021 15h54
Pela segunda vez um judoca desistiu da Olimpíada de Tóquio antes de enfrentar Tohar Butbul, de Israel. Autoridades olímpicas dizem que Mohamed Abdalrasool, do Sudão, não apareceu para enfrentar Butbul, na última segunda-feira (26).
O Comitê Olímpico Internacional (COI) investiga se a motivação do atleta foi política. James Macleod, diretor do Comitê, apontou que, se houver abusos à Carta Olímpica, a organização tomará providências.
A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) suspendeu o judoca argelino Fethi Nourine e o técnico Amar Benikhlef após o atleta se recusar a lutar contra o israelense nas Olimpíadas de Tóquio.
"A IJF tem uma política rígida de não discriminação, promovendo a solidariedade como um princípio fundamental, reforçado pelos valores do judô. A retirada de Nourine foi em total oposição à filosofia da Federação Internacional de Judô", afirmou a entidade, em comunicado.
O judoca decidiu desistir de participar dos Jogos em simpatia ao povo palestino, desta forma, não reconhece o estado de Israel.
Leia também: Seleção brasileira olímpica de park desembarca no Japão para a Olimpíada de Tóquio; Vôlei masculino brasileiro perde para o Comitê Olímpico da Rússia na Olimpíada de Tóquio
REDES SOCIAIS