Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura
Montagem/TV Cultura

Um dia histórico para o Brasil nos Jogos Olímpicos. Nesta quinta-feira (29), as brasileiras Rebeca Andrade e Mayra Aguiar conquistaram medalhas inéditas para o país e quebraram recordes na Olimpíada de Tóquio.

A ginasta Rebeca Andrade levou o funk brasileiro ao pódio. Com “Baile de Favela”, a atleta de 22 anos disputou sua primeira final no individual geral, e venceu a medalha de prata com 57,298 pontos. Classificada atrás apenas da americana Simone Biles, a brasileira entrou para a história dos Jogos Olímpicos ao levar a primeira medalha do Brasil na ginástica feminina.

Natural de Guarulhos, em São Paulo, Rebeca iniciou na ginástica aos quatro anos de idade, em um projeto social da prefeitura no Ginásio Bonifácio Cardoso. Em 2009, a ginasta conhecida como “Daianinha de Guarulhos” teve a chance de treinar ao lado de Daiane dos Santos e Laís Souza. Devido à reforma que ocorreu no Pinheiros, clube que as atletas representavam na época, as ginastas treinaram por dois dias ao lado das meninas do projeto. Aos 13 anos, Rebeca conquistou sua primeira vitória como atleta profissional, vencendo o Troféu Brasil de Ginástica Artística.

Leia mais: "Baile de favela" no pódio! Rebeca Andrade leva medalha de prata na ginástica

No tatame, Mayra Aguiar deixou sua marca ao derrotar a sul-coreana Hyunji Yoon com um ippon e conquistar a medalha de bronze na categoria até 78kg do judô. Mayra é a primeira mulher a conquistar três medalhas individuais nos Jogos Olímpicos. A atleta já havia vencido o bronze em Londres 2021 e na Rio 2016.

A judoca de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é campeã pan-americana, mundial e medalhista olímpica. Em 2012, ocupou o primeiro lugar no ranking mundial da categoria até 78kg.

Leia mais: Mayra Aguiar vence o bronze no judô e conquista sua terceira medalha olímpica

Veja mais sobre a história da ginasta na edição desta quinta-feira (29) do Jornal da Tarde: