Olimpíadas

Misoginia descarada: Grupo de homens coreanos exige que atleta perca medalhas ao chamá-la de feminista

Arqueira An San se tornou alvo de ataques nas redes sociais após optar pelos cabelos curtos


30/07/2021 11h50

A atleta sul-coreana An San, de 20 anos, ganhou mais um ouro no tiro com arco nesta sexta-feira (30), e se tornou a primeira arqueira a ganhar três ouros em uma única Olimpíada. Entretanto, ela sofre críticas nas redes sociais devido ao seu "cabelo curto feminista".

Ela se tornou alvo de ataques após optar pelo penteado. San é "acusada" de ser feminista, termo que muitas vezes tem conotações radicais na Coréia do Sul. Alguns homens coreanos ainda começaram a exigir que a Associação Coreana de Tiro com Arco retire suas medalhas.

Em resposta a uma pergunta sobre o por que cortou seu cabelo, a atleta respondeu de forma simples: "Porque é confortável". Atletas das equipes sul-coreanas de vôlei feminino e rifle de ar, que também têm cabelos curtos, foram submetidas a abusos semelhantes durante os Jogos.

Mulheres que apoiam An San pediram à Associação de Tiro com Arco da Coréia que proteja as medalhas dela. A hashtag coreana #women_shortcut_campaign tem aparecido com frequência no Twitter. As usuárias postam fotos de seus cabelos curtos em apoio à atleta.

O presidente da Coréia do Sul Moon Jae-in publicou uma declaração em que parabeniza a atleta por sua terceira medalha de ouro. "Seu orgulho é nosso orgulho", afirmou. Ele ainda mencionou a luta da arqueira contra as discriminações, em referência aos ataques recentes.

Leia também: Djokovic perde de virada para Zverev e se despede do sonho do Golden SlamAbner Teixeira vence e avança para as semifinais na categoria pesada do boxe

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido