Olimpíadas

Simone Biles acredita que abuso sexual afetou seu desempenho na Olimpíada de Tóquio

Atleta foi abusada por Larry Nassar, médico da equipe norte-americana, que hoje está preso


05/08/2021 12h32

A ginasta americana Simone Biles revelou, durante entrevista ao “Today Show”, da NBC, que ter sido vítima de abuso sexual afetou a sua saúde mental e, consequentemente, pode ter comprometido o seu desempenho na Olimpíada de Tóquio.

A atleta desistiu de grande parte de suas competições nos Jogos e priorizou a sua saúde mental, mas encerrou a competição com a conquista de uma medalha de prata e outra de bronze.

“Agora que penso nisso, talvez na minha cabeça, provavelmente sim”, disse a atleta ao ser questionada sobre o caso de abuso comprometer o seu desempenho. “Existem gatilhos que não conhecemos, e eu acredito que posso tê-los.”

Larry Nassar, médico da equipe norte-americana por 18 anos, foi condenado, em 2017, a 175 anos de prisão por cometer crimes de abuso sexual com centenas de ginastas da equipe dos Estados Unidos, incluindo Simone Biles. “Ainda temos que proteger os atletas e descobrir por que isso aconteceu, quando e quem sabia”, disse a medalhista.

Leia também: Em meio aos Jogos Olímpicos, Tóquio registra recorde de 5.042 casos de Covid-19Sky Brown quer competir no surfe e no skate em Paris-2024

Em 2018, através de uma publicação no Instagram, Simone compartilhou que foi vítima de abuso sexual por Nassar.

“Eu também sou uma das muitas sobreviventes que foi abusada sexualmente por Larry Nassar”, escreveu. “Por favor, acreditem quando eu digo que foi muito mais difícil falar estas palavras em voz alta do que está sendo agora colocar no papel.”

“Não é normal receber qualquer tipo de tratamento de um médico e se referir a ele horrivelmente como tratamento ‘especial’. Este comportamento é totalmente inaceitável, abominável e abusivo, especialmente vindo de alguém que diziam que você devia confiar.”

“Por muitas vezes me questionei. Eu estava sendo muito ingênua? Foi minha culpa? Agora eu sei responder a estas perguntas. Não. Não foi minha culpa”, completa.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido