Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @ericasenarw
Reprodução/Instagram @ericasenarw

Érica Sena ficou muito perto de conquistar feito inédito no atletismo brasileiro. Na última reta da marcha atlética, ela ocupava a terceira colocação e tinha chances até de ficar na segunda. Mas uma punição a forçou parar por dois minutos e viu a medalha escapar. A marchadora ficou em 11º lugar e a frustração tomou conta de seu corpo.

Dois dias após a competição, a brasileira usou as redes sociais para falar o que aconteceu e como se sentiu no momento da punição.

"Foram os dois minutos mais longos da minha vida. Infelizmente aconteceu, era algo que não esperava. Nenhum atleta conta com isso, mas aconteceu e agora é bola para frente. É assumir o erro, trabalhar em cima disso e melhorar", disse.


Na marcha atlética, os pés dos atletas não podem perder o contato com o solo. Quando isso acontece, é a chamada flutuação. Durante a corrida, se um corredor levar três punição, obrigatoriamente deve fazer uma parada de dois minutos. Se levar a quarta, está desclassificado da prova.

Sena também explicou que o aumento do Pace na reta final não era para tentar ultrapassar a colombiana, que acabou conquistando a prata, como foi especulado nas redes sociais. O objetivo era se distanciar da quarta colocada.

Leia também: Qual é a diferença entre o basquete praticado na NBA e em torneios olímpicos?

"Muita gente achou que eu recebi a terceira plaquinha porque eu quis arriscar uma prata, e na verdade não foi assim. Durante a competição, as três atletas, tanto a colombiana, tanto eu quanto a chinesa estávamos com duas advertências, as três já estavam assustadas, com medo de acontecer o que aconteceu comigo", afirmou.

No momento da punição, ela não questionou a decisão dos fiscais. Mas acredita que a fiscalização apenas com seres humanos facilita as injustiças no esporte.

"O atleta do meu nível, quando comete essas faltas, nao sabe que está cometendo. O julgamento é através dos árbitros que estão no circuito, e nós achamos totalmente injusto. Estão tentando desenvolver um chip para colocar no tênis, e medir a elevação dos atletas. Seria a única alternativa para que essa prova não seja injusta. Da forma que é, ela sempre vai ser injusta. Quando é o ser humano que julga, ele sempre deixa a desejar".

Mesmo com a frustração do resultado, ela já projeta o próximo ciclo olímpico.