Paris 2024: qualidade da água no Rio Sena apresenta melhora, segundo testes
Autoridades dizem que níveis de poluição melhoraram o suficiente para o banho
04/07/2024 18h59
Faltando 22 dias para o início dos Jogos Olímpicos, o nível de poluição do Rio Sena apresentou pela primeira vez indicadores aptos para banho por vários dias seguidos, desde que se iniciaram as publicações semanais dos resultados.
Segundo as análises bacteriológicas divulgadas nesta quinta-feira (4) pela prefeitura de Paris e a administração regional em um boletim, os bons resultados se devem sobretudo pelo clima ensolarado no início do verão europeu.
Leia mais: Brasil tem terceira maior população de animais de estimação do mundo, diz pesquisa
"Apesar de uma taxa de fluxo ainda alta, a qualidade da água do Sena melhorou durante o período analisado, com a qualidade da água em conformidade com os limites definidos pelos limites da diretiva europeia em seis dias", afirmou a prefeitura de Paris em um comunicado junto com os resultados.
Os dados publicados pelas autoridades mostraram que as concentrações das bactérias fecais escherichia coli e enterococos estavam abaixo dos limites legais em seis dos nove dias, entre 24 de junho e 2 de julho, em todos os quatro pontos onde foram coletadas amostras.
Leia mais: Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por venda ilegal de joias
"Os níveis de poluição melhoraram o suficiente para o banho na semana passada", disseram as autoridades. Segundo eles, entre os motivos para a melhora estão a quantidade das chuvas, a temperatura da água, o retorno do tempo ensolarado e do calor, mas também as obras realizadas no âmbito do Plano de Melhoria da Qualidade da Água do Sena, que administram desde 2016.
O Sena irá sediar as etapas de triatlo e maratona aquática das Olimpíadas, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto.
REDES SOCIAIS