A atleta brasileira Valdileia Martins, em sua estreia nos Jogos Olímpicos, já está classificada para a final. Na manhã desta sexta-feira (2), no Stade de France, palco das disputas de atletismo em Paris 2024, a saltadora em altura superou as expectativas e garantiu sua vaga.
Com um salto de 1,92m, Valdileia não apenas igualou o recorde brasileiro, estabelecido por Orlane Maria dos Santos em 1989, como também alcançou a melhor marca de sua carreira. Com esse desempenho, a brasileira obteve a 11ª melhor marca e garantiu uma das 12 vagas para a final, que ocorrerá neste domingo (4), às 14h55 (horário de Brasília).
Leia também: Paris 2024: Brasil é eliminado nas duplas mistas no tiro com arco
Ao todo, seis atletas saltaram 1,95m, a melhor marca registrada na fase classificatória. Embora o índice que garantia vaga direta para a final fosse de 1,97m, ele não foi atingido por nenhuma competidora durante a prova.
A classificação para a final representa um feito histórico para o atletismo brasileiro. Aos 34 anos, Valdileia, que até então possuía 1,90m como sua melhor marca, demonstrou determinação e superou os desafios para alcançar a vaga na final.
Ao tentar atingir a marca de 1,95m, a atleta brasileira não conseguiu completar o salto. Na segunda tentativa, sofreu uma entorse no tornozelo e precisou de atendimento médico. Apesar do ocorrido, ela está garantida na disputa pela medalha.
Leia mais: Vôlei: Brasil atropela o Egito e se classifica para as quartas de final
REDES SOCIAIS