Olimpíadas

Boxeadoras envolvidas em polêmica de gênero garantem medalha na Olimpíada de Paris

Lin Yu-ting avançou para as semifinais neste domingo (4)


04/08/2024 12h20

A boxeadora taiwanesa Lin Yu-ting garantiu ao menos uma medalha de bronze na Olimpíada de Paris após se classificar para as semifinais da categoria até 57kg feminino, neste domingo (4). Ela e a argelina Imane Khelif, que também está nas semifinais na categoria até 66kg, tiveram suas identidades de gênero questionadas na última semana.

Lin e Imane foram banidas do Mundial do ano passado pela Associação Internacional de Boxe (IBA). Elas foram reprovadas em testes de elegibilidade de gênero da entidade. Apesar disso, o Comitê Olímpico Internacional autorizou a participação das duas na Olimpíada de Paris.

Realizadora dos testes que geraram a polêmica, a IBA foi banida pelo COI em decorrência de falhas em quesitos de integridade e transparência na governança.

Lin Yu-ting passou pela búlgara Svetlana Staneva, por decisão unânime, na luta de hoje.

Leia também: Sem Marta, Brasil vence donas da casa e pega Espanha na semifinal

Durante o combate, Svetlana não concordou com a decisão dos juízes. Ao sair do ringue, a lutadora fez uma cruz com os dedos e gritou "não".

Antes mesmo das duas entrarem no ringue, a Federação Búlgara de Boxe havia se manifestado contra a participação da taiwanesa na competição olímpica.

No último sábado (3), Thomas Bach, presidente do COI, criticou os ataques às duas boxeadoras.

Estamos falando sobre boxe feminino e temos duas boxeadoras que nasceram como mulheres, foram criadas como mulheres, têm passaporte como mulheres e competiram por muitos anos como mulheres. Essa é a definição clara de uma mulher. Nunca houve dúvida sobre elas serem mulheres”, declarou.

Imane Khelif enfrenta Janjaem Suwannaphum, da Tailândia, nas semifinais, nesta terça-feira (6). Lin Yu-ting encara a turca Esra Yildiz Kahraman na quarta-feira (7), em busca da final.

Leia também: Rebeca leva outra prata e se torna primeira brasileira com cinco medalhas olímpicas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Datafolha: Lula é aprovado por 35% dos brasileiros; 33% reprovam

Testes de Pix por aproximação começam em novembro, anuncia Banco Central

Brasil registra mais de 7.200 casos de febre oropouche em 2024, diz Ministério da Saúde

SP realiza feira de adoção de cães na estação Tatuapé da CPTM neste sábado (3)

Ministra das Mulheres fala sobre declarações machistas de Lula: “Piadinha, nem o presidente”