Os Jogos Olímpicos de Paris foram finalizados neste domingo (11), a famosa bandeira de cinco anéis foi entregue à cidade-sede de 2028, Los Angeles, nos EUA, encerrando a passagem de bastão.
Leia mais: Com protagonismo feminino, Brasil fecha Paris 2024 com 20 medalhas; veja outras edições
A cidade norte-americana receberá a Olimpíada pela terceira vez, os Jogos de 1984 e 1932 também foram na cidade americana.
Quando as competições vão acontecer?
A cerimônia de abertura da Olimpíada de Los Angeles acontecerá em 14 de julho de 2028 e a cerimônia de encerramento, pouco mais de duas semanas depois, em 30 de julho.
A cerimônia de abertura da Paralimpíada será em 15 de agosto, e o evento de encerramento, em 27 de agosto.
Dezenas de locais existentes serão usados, incluindo o estádio do time de futebol americano LA Galaxy e o LA Memorial Coliseum, que sediará os eventos de atletismo, como aconteceu nas duas Olimpíadas anteriores na cidade.
Quais novos esportes estarão na Olimpíada de 2028?
Os Jogos de Los Angeles terão o renascimento de alguns esportes não vistos há algum tempo, bem como algumas novas adições.
O críquete será jogado nas Olimpíadas pela primeira vez desde 1900.
O lacrosse também está voltando. Apesar de ser um dos esportes mais antigos a ser jogado na América do Norte, o lacrosse não é jogado em nível olímpico há mais de um século. Um novo formato será introduzido em 2028
Beisebol masculino/softbol feminino são modalidades que também retornarão, tendo sido omitidas em Paris em 2024.
O squash deve fazer sua primeira aparição em uma Olimpíada após anos de campanha de jogadores.
O futebol de bandeira, uma versão sem contato do futebol americano, também fará sua estreia olímpica. Ele é jogado em um campo menor com equipes menores, em que os tackles são feitos removendo uma bandeira de um oponente. É a variante do esporte que mais cresce no Reino Unido, de acordo com a British American Football Association.
A escalada paralímpica terá atletas em diferentes modalidades escalando uma parede de 15 m
Alguns esportes olímpicos que são relativamente novos na programação continuarão, incluindo surfe, skate e escalada esportiva.
Mas o breaking, que estreou nos Jogos de Paris, não foi escolhido como um dos esportes - para a decepção de alguns, já que esse tipo de dança de rua surgiu nos EUA.
Leia também: Após recurso, atleta da Romênia consegue medalha de bronze da americana Jordan Chiles
REDES SOCIAIS