Paralimpíadas: Brasil fecha primeiro dia com três medalhas
Medalhas foram conquistadas na natação
29/08/2024 19h02
O Brasil teve um bom desempenho no primeiro dia das Paralimpíadas. Ao todo, três medalhas foram conquistadas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, todas na natação.
Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, conseguiu a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos. Ele venceu os 100m costas S2 (classe para atletas com grandes limitações físico-motoras) e saiu com o ouro.
Leia mais: Paralimpíadas: Gabrielzinho conquista primeiro ouro do Brasil
Essa é a quarta medalha paralímpica de Gabriel Araújo. Em Tóquio-2020 ele conquistou a prata nos 100m costas S2 e ouro nos 200m livre e nos 50m costas. Ele é o atual bicampeão mundial da prova.
Logo depois de Gabrielzinho, Gabriel Bandeira conquistou a medalha de bronze nos 100 m borboleta - S14 (para atletas com deficiências intelectuais).
A última medalha veio de Phelipe Rodrigues, que ficou com a prata nos 50m livre, classe S10. Essa foi a 9ª medalha dele em Paralimpíadas.
Essa será a última participação em Paralimpíada de Phelipe Rodrigues. Ele ainda compete em mais duas provas.
Além disso, o Brasil ainda garantiu outra medalha. Cátia Oliveira e Joyce Oliveira garantiram uma medalha nas duplas femininas do tênis de mesa, na classe WD5 (cadeirantes).
Leia também: Paris 2024: conheça 10 curiosidades sobre os Jogos Paralímpicos
A dupla brasileira venceu as egípcias Fawsia Elshamy e Ola Soliman por 3 sets a 0, com parciais de 11-1, 11-7 e 11-4, e avançaram às semifinais da modalidade.
Caso vençam as próximas adversárias, as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiu, nesta sexta-feira (30), Cátia e Joyce poderão lutar pelo ouro.
REDES SOCIAIS