O Governo de São Paulo anunciou que ampliou a oferta de serviços digitais para auxiliar aqueles que desejam parar de fumar. O novo recurso foi incorporado ao aplicativo e site do Poupatempo em meio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta quinta-feira (29).
O quiz “Minha Vida sem Nicotina”, Programa Estadual de Controle do Tabagismo, está disponível para celulares Android e IOS.
De acordo com a instituição, o fumante consegue realizar um teste para avaliar o nível de dependência à nicotina, medido pelo Teste de Fagerström.
A partir do resultado, o programa indica a rede de tratamento mais próxima para todos os usuários de tabaco ou qualquer outra forma de substância com nicotina, incluindo, cigarrilhas, charutos, fumo mascado, narguilé e os cigarros eletrônicos.
“O programa é uma ampliação do projeto em Saúde Digital que visa otimizar o acesso e as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo, para uma causa que requer extrema atenção e conscientização dos malefícios, como o tabagismo”, explica Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo comunicado do governo paulista, somente no estado de São Paulo, de janeiro de 2023 a junho deste ano, foram registradas 9.815 internações via SUS por câncer dos brônquios e pulmões e 4.002 por câncer de laringe. Tais doenças estão relacionadas ao tabagismo, assim como os cânceres de lábio, faringe e esôfago.
Leia também: Dia Nacional de Combate ao Fumo: cresce número de mulheres que fumam durante a gravidez
O tabagismo é ainda a doença considerada a principal causa de mortes evitáveis no mundo e associada a 85% dos casos de câncer de pulmão no país, conforme os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
"A fumaça do tabaco contém mais de nove mil substâncias químicas, muitas delas cancerígenas, por isso a exposição aos componentes tóxicos, até mesmo para os não fumantes, contribui para processos inflamatórios pulmonares e sistêmicos, além do aumento do risco de doenças cardiovasculares para quem está em volta ou para aqueles que convivem com fumantes", enfatiza Sandra Silva Marques, coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo da SES.
Como é o tratamento pelo SUS?
O sistema oferece tratamento gratuito na Atenção Primária e em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Adultos (Caps AD) para quem deseja parar de fumar. Para ter acesso, é necessário levar um documento com identidade a uma UBS e se inscrever no Programa Cessação de Tabagismo.
O atendimento inclui desde avaliação clínica com os profissionais de saúde até terapia medicamentosa, quando necessário.
A lista de unidades credenciadas para o tratamento está disponível no site oficial.
Leia também: Sobe para nove o número de presos por incêndios em SP
REDES SOCIAIS