Cultura

Ruth Escobar | Persona em Foco | 11/10/2017


12/10/2017 03h00

Ruth Escobar, umas das atrizes e produtoras mais admiradas do Brasil, é homenageada no Persona em Foco In Memoriam, apresentado por Atílio Bari e Analy Alvarez, o especial relembra vida e carreira da artista, que faleceu no último dia 5.

Nascida em Portugal, no dia 31 de março de 1935, Maria Ruth dos Santos Escobar marcou o mundo artístico com sua ilustre personalidade, tornando-se uma atriz de destaque e uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil. Ela, que dedicou vários anos de sua vida ao teatro, foi precursora do Teatro Popular Nacional, onde transformou um ônibus em palco e levou espetáculos para a periferia de São Paulo, em 1964.

Além de suas atividades artísticas, Ruth se notabilizou por sua posição política e social, levantando a voz nas grandes questões nacionais, como o episódio da morte do jornalista Vladimir Herzog. O programa apresenta entrevistas com a artista, nas quais ela conta sobre sua vida, seu primeiro amor, suas peças e as perseguições que sofreu na ditadura.

Entre suas declarações, Ruth comenta: “talvez essa obsessão em trazer a beleza para os outros seja para desviar a atenção de mim mesma. Desde menina eu me acho feia, mas eu quero mostrar aos outros a capacidade que tenho de trazer a beleza e a força que os artistas e a arte têm.”

O Persona em Foco ainda exibe depoimentos de Nilda Maria, Antônio Abujamra, Marília Pera, Jefferson Del Rios, Regina Duarte, Clarice Herzog, José Eduardo Gianotti, Sérgio Mamberti e Jô Soares, que diz “se não fosse por Ruth Escobar, eu não teria a audácia de começar a minha carreira de diretor. Obrigado, sempre.”

Siga a TV Cultura:

- Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura

- Twitter: https://twitter.com/tvcultura

- Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura

- G+: https://plus.google.com/+tvcultura

- Site: http://tvcultura.com.br/programas/persona

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gerente foi demitida após voltar da licença maternidade – e deu a volta por cima

Preço baixo para uns, renda extra para outros: por que o mercado de usados está crescendo no Brasil

Protestos contra governadores e a favor de Bolsonaro têm carreatas e aglomerações

Por problemas de saúde, Eduardo Pazuello pede para deixar o ministério

Governo do Piauí vai pagar auxílio de R$ 1000 para quem trabalha no setor de bares, restaurante e eventos