Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Máscaras Teatrais

Ouça o segundo programa da série "A Grande Orquestra do Mundo":


No segundo episódio da série, a Grande Orquestra do Mundo abre as cortinas do palco dramático e inicia a sua jornada pelos primórdios do teatro grego. É na Grécia Antiga (aproximadamente 500 anos antes de Cristo) que a ideia do teatro se consolida como manifestação coletiva e popular, e também – ao migrar para os centros urbanos – como sistematização do espetáculo cênico. Quem dá o tom do funcionamento dessa engrenagem é Aristóteles com a sua Poética, estabelecendo o compasso rítmico daquilo que viria a ser o primeiro manual de entendimento do fenômeno teatral. Palco e plateia separam-se, atores e espectadores tomam os seus respectivos lugares. A tragédia e a Comédia - os dois principais gêneros dramáticos -, surgem como reflexo dos pilares de uma sociedade em formação. Édipo Rei em sua busca desesperada pelo autoconhecimento torna-se exemplar da natureza falha do homem, que tropeça ao querer galgar alturas que não lhe são permitidas. Em paralelo, os pequenos vícios da personagem cômica fazem-nos rir como medida do ridículo, outra ferramenta de correção moral experimentada no teatro. É nesse contexto que os naipes de instrumentos desse grande corpo sonoro encontram os seus respectivos lugares para fazer ressoar os acordes iniciais de uma sinfonia que até hoje reverberam em nossa maneira de agir e pensar.

  1. Richard Strauss
  2. Prólogo de "Assim Falou Zaratustra"
  3. Orquestra Filarmônica de Berlim. Reg.: Herbert von Karajan
  4. Johann Strauss
  5. Valsa Pzicatto Polca
  6. Orquestra Filarmônica de Viena. Reg.: Karl Bohm
  7. Gluck
  8. Melodia de Orfeu
  9. Yuja Wang (piano)
  10. Jacques Offenbach
  11. CanCan
  12. Orquestra Filarmônica de Viena. Reg.: Semyon Bychkov

  13. Shostakovitch
  14. O voo do besouro
  15. Canadian Brass

  16. Grupo Galpão de Teatro
  17. "Um trem chamado desejo"

A Grande Orquestra do Mundo, com apresentação do ator e radialista Chico Carvalho vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.