Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

20211229144740_site-15-.png

A partir do dia 6 de janeiro A Grande Orquestra do Mundo, originalmente uma série especial, passa a fazer parte da grade regular da Cultura FM. Idealizado a princípio como um espaço de diálogo entre a estética do teatro ocidental e o universo sonoro, desta vez a aposta recai inteiramente sobre Shakespeare e sua dramaturgia de temática histórica. Com leituras de trechos das obras, comentários e paralelos musicais, a Grande Orquestra do Mundo oferece ao ouvinte a oportunidade de escutar as palavras do maior poeta de todos os tempos. Apresentado pelo ator e radialista Chico Carvalho, o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 23h, com reprise aos sábados, às 9h.

O que Shakespeare tem a ver com rádio? Tudo! O rádio separa o emissor do destinatário, mas é uma separação curiosa: ao mesmo tempo em que distancia, também estabelece um laço estreito. A impossibilidade de enxergar, de usar a visão - que é o mais racional dos nossos sentidos -, abre espaço para um tipo de percepção igualmente essencial aos espetáculos teatrais: a imaginação. O Som é incompleto da mesma maneira como a palavra emitida pelo ator no palco. Som e palavra são parceiros quando o assunto é acessar o interlocutor em seu repertório particular de experiências e exigir dele uma participação ativa naquilo em que toma parte. Em cada um dos episódios de A Grande Orquestra do Mundo o ouvinte poderá entrar em contato com uma dramaturgia que deposita essencialmente na emanação da palavra todo o seu valor. Além disso, por intermédio de uma fábula de cenários e personagens estranhos a nós, Shakespeare nos convida a compreender que as angústias e ansiedades que movem o homem permanecem as mesmas a despeito da geografia e da passagem dos anos. O jogo político que determinava as articulações de poder na Inglaterra de séculos atrás não difere em nada das estratégias que são utilizadas hoje, um diagnóstico de que ao entrar em contato com o Bardo Inglês somos nós mesmos quem somos refletidos em sua lente de aumento.

Chico Carvalho é ator e radialista. Formado em Artes Cênicas pela Unicamp e em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Cásper Líbero, também é mestre e doutor pelo Departamento de Artes da Unicamp. Sua pesquisa de mestrado investiga as camadas narrativas na trilha sonora de Kubrick, enquanto o doutorado dedicou-se a aproximar Shakespeare com Machado de Assis e Fernando Pessoa. Nos palcos, como ator, Chico esteve recentemente em cartaz com diversos espetáculos sob a direção de Gabriel Villela, dentre os quais: Estado de Sítio, de Albert Camus, Peer Gynt, de Ibsen e A Tempestade, de Shakespeare. Também de Shakespeare, protagonizou a montagem de Ricardo III sob direção de Marcelo Lazzaratto, trabalho que lhe rendeu o prêmio Shell de melhor ator do ano de 2013.

A Grande Orquestra do Mundo – Shakespeare e suas Peças Históricas.
Apresentação: Chico Carvalho.
Estreia: 06/01/22, quinta-feira, às 23 horas. Reprise no sábado, às 9h.