Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução da Internet

Ouça o programa completo:



Um narrador invisível para contar a história de Macbeth, o general escocês, é algo bastante providencial, uma vez que grande parte da trama é acionada por forças misteriosas e invisíveis. Há esse conjunto de bruxas e vozes metafísicas que aparecem em cena para prevenir Macbeth de que um dia ele será rei. Mas como Macbeth, um militar notável, será rei se já existe um rei entronado e dono de uma dinastia que impede a alternância de poder para fora dos limites dos seus descendentes? Hum? Um golpe de estado, ora essa... acampamentos na frente dos quartéis, invasão dos prédios públicos, oração no meio do asfalto e, por que não, linha direta com os ETs...

Não, não... não, acalmem-se, por favor! O nosso caso aqui é de outra ordem – um pouco diferente, mas nem tanto assim, enfim. Toda essa força fascista, em se tratando de Shakespeare, estará concentrada em um único homem: Macbeth. Será ele a engendrar o golpe de estado em questão, o que significa eliminar o rei Duncan, o atual portador da coroa da Escócia, bem como fazer sumir os seus filhos e herdeiros. E é isso o que Macbeth fará, ou tentará fazer. Nossa história começa com um assassinato... e vai terminar com outras tantas mortes. Shakespeare arma uma espiral de pesadelos inescapáveis à condição humana..., sonhos tenebrosos despertados por aqueles que ousam ultrapassar os limites da ambição, e dar crédito a assombrações artificiosas: Macbeeeeeth.

Shakespeare é o grande decifrador da alma humana. Seja na Inglaterra elisabetana ou no Brasil de hoje, ele permanece sempre vivo, bastante próximo a cada um de nós. Um programa que mistura palavras e sons, paisagens sonoras e músicas, tudo para fazer ecoar o maior poeta e dramaturgo de todos os tempos.