Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Alexander Melnikof

Ouça o álbum completo:


O pianista russo Alexander Melnikof, 50 anos completados em fevereiro passado, estudou no Conservatório de Moscou e teve como guru simplesmente Svialoslav Richter. Juntos, formaram um duo excepcional. Atualmente, sua parceira preferencial na música para violino e piano é Isabelle Faust, violinista entre as maiores da cena atual, em sentido absoluto. Não vou esquecer a integral das dez sonatas de Beethoven que eles interpretaram em estado de graça na Sala São Paulo em 2017.

Mas, além de camerista excepcional, Melnikov também é superlativo no domínio do piano solo. Seu lançamento mais recente intitula-se “Fantasia”. É o CD desta semana na Cultura Fm. Ele toma como mote a forma mais livre na literatura pianística, ao lado do prelúdio, para nos levar a uma fascinante aventura pelos instrumentos de teclado históricos nos quais compositores, a partir de Johann Sebastian Bach, com sua “Fantasia Cromática e Fuga em ré menor BWV 903 até a ‘Improvisação e Fuga opus 38 de Alfred Schnittke. O primeiro morreu em 1750, aos 65 anos; o último em 1998, aos 63 anos. Aliás, o título completo do álbum é “Fantasia:Sete compositores, sete teclados.