Contrastes

O Concerto Tríplice de Beethoven

Profundidade e grandiosidade numa obra para violino, violoncelo e piano solistas


01/09/2024 14h00

Ouça a parte 1: 


Parte 2: 


O Concerto para violino, violoncelo e piano em dó maior, opus 56, foi escrito no início do século 19 e publicado em 1807. Único concerto do mestre para mais de um instrumento solista, teve sua estreia em 1808 em Viena.

“É uma obra considerada por muitos críticos como ‘menor’ dentro da produção de Beethoven”, comenta Baldini. “No entanto, na minha opinião, é tudo menos uma obra menor, sendo profunda e grandiosa”, completa.

Nesta audição, as (grandes) interpretações estão a cargo de Nicholas Angelich (piano), Gil Shaham (violino) e Anne Gastinel (violoncelo), com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Frankfurt e Paavo Järvi; Isabelle Faust (violino), Sol Gabetta (violoncelo) e Kristian Bezuidenhout (piano) com a Orquestra de câmara de Basel e regência de Giovanni Antonini; Sviatoslav Richter (piano), Mstislav Rostropovich (violoncelo) e David Oistrakh (violino), com a Orquestra Filarmônica de Berlim e Herbert von Karajan; Géza Anda (piano), Wolfgang Schneiderhan (violino) e Pierre Fournier (violoncelo), com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim sob a regência de Ferenc Fricsay.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Se Galípolo disser que precisa aumentar os juros, ótimo, aumente”, afirma Lula

Israel ataca comboio de ajuda humanitária e deixa cinco mortos na região da Faixa de Gaza

Ministério Público da Venezuela ameaça prender opositor Edmundo González

Musk x Moraes: Lula diz que dono do X deve respeitar decisões do STF: “Ele pensa que é o quê?”

Imposto de Renda 2024: Receita Federal paga quarto lote de restituições nesta sexta (30)