A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2024.
Ao todo, R$ 6,87 bilhões serão destinados a 5.347.441 contribuintes. O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
Leia também: Governo Federal envia projeto do Orçamento de 2025 nesta sexta-feira (30)
47.238 domiciliados no Rio Grande do Sul foram priorizados e receberão o repasse, devido ao estado de calamidade decretado no estado. Do total, R$ 469,1 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade:
15.077 idosos acima de 80 anos;
84.659 pessoas entre 60 e 79 anos;
7.168 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
27.372 cuja maior fonte de renda seja o magistério;
261.019 que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Outros 4.904.908 não são prioritários. De acordo com a Receita Federal, os pagamentos das restituições do IR 2024 serão feitos em cinco lotes. Veja quando:
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 28 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 30 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.
Como fazer a consulta?
Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência o cidadão poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, se a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples pelo Portal BB ou ao ligar para a Central de Relacionamento BB. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Leia também: Taxa de desemprego cai para 6,8% em julho e atinge menor nível desde 2012, diz IBGE
REDES SOCIAIS