Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Karl Ditters von Dittersdorf

Ouça o programa completo:


“Aquele incipiente estilo galante, que nasceu aos poucos em oposição ao longevo barroco, desenvolveu-se de maneira assombrosa, culminando nas obras-primas de Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. Esses foram os maiores, mas havia muitos outros compositores trabalhando em Viena nessa época, que deixaram obras de muito valor”, afirma o maestro ao abrir o segundo episódio da série dedicada a compositores pouco conhecidos da chamada “Primeira Escola de Viena”.

Nesta audição, o foco vai para Karl Ditters von Dittersdorf, filho de um alfaiate militar do Exército Imperial e que pode contar por toda a vida com algum apoio aristocrático, o que lhe permitiu uma carreira expressiva e um catálogo cerca de 120 sinfonias, óperas, concertos e música de câmara.

O programa traz a o Concerto para Harpa, cenas da ópera “O Médico e o Farmacêutico” e a primeira das sinfonias inspiradas nas “Metamorfoses”, de Ovídio. Nela, Dittersdorf traduz musicalmente as quatro idades da humanidade descritas pelo poeta romano – Ouro, Prata, Bronze e Ferro.