Fundação Padre Anchieta

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Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público "Luís XIV visita a fábrica dos Gobelins" (1667), pintura de Charles Le Brun

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"Se na ópera italiana, a característica mais evidente era a riqueza da melodia cantada, que muitas se sobrepunha à própria história que estava sendo contada, no barroco francês, a dança e a declamação poética eram o que mais se destacavam", diz o maestro.

A música barroca francesa floresceu durante o reinado de Luís XIV, que a utilizou como símbolo de poder e de identidade cultural de sua corte. Diferente da exuberância italiana, marcada por melodias expansivas, o barroco francês prezava pela elegância, clareza e forte ligação com a dança. “A música barroca francesa foi utilizada para criar uma imagem grandiosa e poderosa do rei, reforçando a sua autoridade e a imagem do reino”, resume Galindo.

Além de Jean-Baptiste Lully e Jean-Philipe Rameau, outros nomes ajudaram a moldar esse estilo tão particular: Michel-Richard Delalande, Jean-Joseph Mondonville e Jean-Féry Rebel. Os três compositores, são os destaques desta audição.