Estação Cultura

As sonatas de Britten e Kodály por Mauro Brucoli

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca faixas do recém-lançado álbum de violoncelo solo do intérprete paulistano


14/10/2020 13h58

Ouça a Coluna de João Marcos Coelho


Disponível nas plataformas digitais, o CD Mauro Brucoli Violoncelo Solo reúne a Suíte para Violoncelo Solo nº 1 opus 72 do britânico Benjamin Britten (1913-1976), com 9 movimentos, e a Sonata para Violoncelo Solo Opus 8 do húngaro Zontán Kodály (1882-1967), com 3 movimentos. Trata-se de um álbum ambicioso, com “duas obras particularmente desafiadoras”, avalia João Marcos Coelho.

Ao comentar o trabalho do violoncelista, o crítico remete-se ao período em que Mauro e os dois irmãos, também músicos, eram carinhosamente chamados de “irmãos brócolis” pelo maestro e professor Olivier Toni (1926-2017). Os três foram apadrinhados por Toni, “desde que usavam calças curtas”: o violoncelista Mauro, o pianista Paulo e o violinista Fábio. Juntos formam o respeitado Aulustrio, que já lançou o DVD Glauco Velásquez – 4 Trios.

Além de intérprete e professor, Mauro Brucoli é o Primeiro Violoncelo Solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Veja também: Leonardo Neiva conecta vozes em Coro Online

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF