Estação Cultura

Edicson Ruiz e Veronika Eberle tocam Passacaglia de Oscher

Interpretação para série de concertos on-line da emissora alemã Deutsche Welle é destaque na coluna de João Marcos Coelho


16/10/2020 13h06

Ouça a coluna de João Marcos Coelho


“O resultado é arrebatador”, afirma o crítico musical João Marcos Coelho ao analisar a gravação do contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz ao lado da esposa, a violinista alemã Veronika Eberle. Ele refere-se à Passacaglia para violino e contrabaixo do compositor uruguaio Efrain Oscher, composta sobre a Passacaglia BWV 582, de Johann Sebastian Bach. O vídeo com a interpretação integra a série de concertos digitais da emissora alemã Deutsche Welle, durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho também cita a trajetória de Edicson Ruiz, uma espécie de “conto de fadas”. O contrabaixista nascido em Caracas teve a primeira chance no projeto de inclusão social do maestro João Antônio Abreu (1939-2018): El Sistema. E aos, 18 anos, já integrando a Orquestra Simon Bolívar, foi admitido na Filarmônica de Berlim, onde permanece até hoje.

Veja também: Nepomuceno: defensor do canto em língua pátria

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF