Estação Cultura

Maestro Galindo realiza curso sobre Bolero de Ravel

Em três aulas on-line, João Maurício Galindo analisará a obra mais famosa do compositor francês, que estreou na Ópera de Paris em 1928


22/10/2020 15h00


O maestro João Maurício Galindo, produtor e apresentador dos programas Encontro com o Maestro e Pergunte ao Maestro, na Cultura FM, tem promovido uma série de cursos on-line durante a pandemia. Sempre com a capacidade de descomplicar os temas ligados à música clássica, ele já realizou, por exemplo, a série de aulas Beethoven para Todos.

No curso que se inicia nesta segunda (26), Galindo aborda o famoso Bolero, de Ravel, a partir da seguinte provocação: “Ravel repudia seu próprio Bolero”. A frase tem lógica e está nas polêmicas declarações do próprio compositor. Segundo João Maurício Galindo, Ravel não entendia porque o Bolero teve tanta proeminência. À época ele já era um compositor maduro e consagrado e chegou a imaginar que muitas orquestras se recusariam a interpretar a obra. Em 1931 declarou ao jornal The Daily Telegraph: “Meu Bolero é um experimento muito particular e limitado. Ninguém deve esperar dele nada de diferente ou além disso”. E a mais espantosa declaração: “São 17 minutos de um tecido orquestral sem música”.

Na série de três encontros (26/10, 28/10 e 2/11), o maestro Galindo explicará o que tudo isso significa, desde a estreia do Bolero na Ópera de Paris, em espetáculo da bailarina russa Ida Rubinstein, às consagradas gravações e interpretações da obra.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail maestromauriciogalindo@gmail.

Veja também: Educativo FLIP pede ajuda em crowndfunding

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF