Estação Cultura

O canto direto, apaixonado e sensual de Enrico Caruso

Um século após sua morte, tenor italiano ainda influencia cantores consagrados e em construção de carreira; há um certo “carusismo”, avalia Sérgio Casoy em entrevista a Teca Lima


02/08/2021 12h00

Ouça a entrevista completa:


A forma de Enrico Caruso cantar, atacar as notas e até de respirar criou uma nova escola no tenorismo e mantém o nome do cantor italiano entre as maiores vozes líricas de todos os tempos. Um século após sua morte, em 02 de agosto de 1921, Enrico Caruso segue influenciando os tenores do terceiro milênio. A avaliação é do crítico e pesquisador Sérgio Casoy, em entrevista a Teca Lima. O apresentador do Bravo, nas tardes da Cultura FM, preparou uma série especial dedicada ao centenário de morte de Caruso, de 02 a 06 de agosto. Ele selecionou duetos, trios e quartetos gravados entre 1902 e 1920. “Eu dei o subtítulo Enrico Caruso e seus colegas para mostrar como era o elenco que cantava com ele no Metropolitan Opera House de Nova York, já naquela época um dos mais importantes teatros do mundo”.

Segundo Casoy, o italiano estreou em 1894, quando surgia o Verismo, a escola realista italiana que colocava no palco todos os instintos e defeitos do ser humano. Nessa nova escola, era necessário um novo tipo de intérprete. E Caruso tinha “um estilo de canto direto, apaixonado e sensual: perfeito para essa escola que estava surgindo”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF