Estação Cultura

Neymar Dias e Ferragutti lançam “Festa na Roça II”

Com disco anterior indicado ao Grammy, instrumentistas voltam à música caipira no volume 2


12/08/2024 12h00

Ouça agora mesmo a entrevista na íntegra com Neymar Dias!


“Festa na Roça II” é o novo álbum dos instrumentistas Neymar Dias e Toninho Ferragutti, lançado em julho deste ano, pela gravadora Borandá. O novo trabalho é uma continuação do “Festa na Roça” (2014).

Neymar, além de músico e compositor, é um multi-instrumentalista, regente, arranjador e produtor. Com 6 CDs lançados, tem uma vasta experiência na música popular brasileira, sendo reconhecido por sua versatilidade na viola brasileira. Já Toninho, compositor e arranjador, é um renomado acordeonista reconhecido nacional e internacionalmente, com mais de 10 álbuns solo e uma indicação ao Prêmio Tim.

Há uma década, o "Festa na Roça I" rendeu aos músicos uma indicação ao Grammy Latino 2014, na categoria Melhor Álbum de Música de Raiz. Assim como o disco anterior, o “Festa na Roça II” fortalece a cultura caipira brasileira, combinando virtuosismo e originalidade.

Ao longo de 10 faixas, o repertório deste volume 2 reúne canções autorais, entre elas, De volta pra roça e Soledade, e também regravações, como Chora viola (1976), de Tião Carreiro e Lourival dos Santos; e Empreitada perigosa (1972), música de Moacir dos Santos e Jacozinho.

Em entrevista à Teca Lima, apresentadora do Estação Cultura, Dias conta sobre o processo de criação, os arranjos e a importância da música de raiz.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opinião aborda a censura de obras literárias nesta sexta-feira (16)

Justiça de São Paulo aceita pedido de recuperação extrajudicial da Tok&Stok

Lotofácil pode pagar R$ 1,7 milhão nesta segunda-feira (12)

Intel anuncia demissão de 15 mil funcionários em meio a cortes de gastos e desafios com tendência de IA

Autoridades e instituições lamentam a morte do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto