Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

O Opinião conversa com o escritor Jeferson Tenório, o educador e escritor Ilan Brenman, e o também autor e professor de literatura Ricardo Lísias para falarem sobre a censura de obras literárias nesta sexta-feira (16).

Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição inédita vai ao ar na TV Cultura, às 20h30.

Leia também: Intel anuncia demissão de 15 mil funcionários em meio a cortes de gastos e desafios com tendência de IA

O banimento de livros em escolas de todo o país e o 'cancelamento' de títulos nas redes sociais chamam atenção. É o caso de “O Avesso da Pele”, de Tenório, que foi recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e pelos governos de Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

A justificativa foi de que a produção possui "linguagem imprópria para menores" e "conteúdo sexual". Outros escritores brasileiros renomados também têm sido alvo de silenciamento por motivos variados. Nomes como Machado de Assis, Jorge Amado, Monteiro Lobato e até Ziraldo estão na lista daqueles que são alvos de polêmicas.

Mas não é só no Brasil que isso acontece. Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Associação Americana de Bibliotecas mostra que, apenas em 2023, foram retirados de circulação 4.240 títulos de bibliotecas no país, quase o dobro do registrado em 2022, quando 2.571 foram vetados. Este é o maior número desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas.

Leia também: Autoridades e instituições lamentam a morte do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto