Oswald de Andrade é tema de Ocupação no Itaú Cultural
Mostra destaca a amplitude da obra do escritor e poeta modernista, que morreu há 70 anos
24/10/2024 12h00
Ouça a entrevista completa com Carlos Gomes, coordenador de curadorias do Itaú Cultural!
A obra ampla e plural de Oswald de Andrade (1890-1954) é tema da nova Ocupação do Itaú Cultural, celebrando os 70 anos de morte do poeta, escritor, jornalista e militante político paulistano. Mais de 160 itens estão expostos em uma área de 190 m2. Há documentos, recortes de jornais, manuscritos, peças, poemas, artigos e primeiras edições de livros do autor. A curadoria da mostra também incluiu vídeos com depoimentos de biógrafos, familiares e estudiosos da obra de Oswald de Andrade.
Quem chega ao Itaú Cultural para visitar a exposição encontra um ambiente dividido por cores. O roxo, já na entrada, dá início ao percurso com um texto de apresentação. No ambiente azul está a biografia do autor, nascido em 11 de janeiro de 1890, filho único de uma família aristocrática paulistana. Também nesse ambiente estão áudios em que o autor recita a própria poesia. A criação literária e a contribuição para o Modernismo estão na sala verde, onde o público encontra os manifestos e obras diversas do autor, entre elas, o livro Pau Brasil, de 1925. Também a atuação política é representada nesse segmento. Já o espaço vermelho acolhe a produção teatral de Oswald de Andrade. Lá está um trecho do filme “O Rei da Vela”, com Esther Góes, Renato Borghi e José Wilker, também disponibilizado na Plataforma Itaú Cultural Play.
A obra de Oswald de Andrade marcou a literatura, a música, o teatro e as artes visuais no Brasil. Mostrar a amplitude do legado cultural do modernista é o principal objetivo da Ocupação, destaca Carlos Gomes, coordenador de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural.
A visitação vai até fevereiro de 2025 no Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149, com entrada gratuita. Também está disponível online, incluindo materiais inéditos.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS