Ouça a entrevista completa com o violonista Plínio Fernandes!
O violonista brasileiro Plínio Fernandes e o grupo D-Composed se unem no concerto da série TUCCA Internacional desta quarta-feira (20), em celebração ao Dia da Consciência Negra, na Sala São Paulo. O programa inclui obras de compositores negros como Leo Brouwer, Tomeka Reid e Jessie Montgomery, além da estreia de “Saravá”, do compositor João Luiz Rezende, encomenda da TUCCA e de Plínio Fernandes.
Esta apresentação também marca a estreia do coletivo D-Composed no Brasil. Fundado em 2017, o D-Composed é um coletivo negro de música de câmara, sediado em Chicago, formado por 7 integrantes, que tem como missão celebrar e difundir a cultura e a criatividade negra, tornando as experiências líricas mais acessíveis ao público.
Em entrevista à Cirley Ribeiro, Plínio Fernandes conta como surgiu a ideia da parceria com o D-Composed, e compartilha as vivências e os desafios relacionados à divulgação das obras de compositores negros.
Plínio Fernandes nasceu em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, tendo as primeiras aulas de violão em casa, lecionadas pelo pai. Aos 12 anos foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Campo Grande e alguns anos depois, aos 16, Plínio teve aulas com o violonista Fábio Zanon, que o incentivou a ingressar na Royal Academy of Music – famosa escola de Londres, onde Zanon já deu aula.
Em 2022, Plínio Fernandes alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns clássicos da Billboard com o seu álbum de estreia, intitulado ‘Saudade’.
Os ingressos para o concerto da Tucca Internacional, com Plínio Fernandes e D-Composed, estão disponíveis no site da Sala São Paulo.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro – MTB 832/SC
REDES SOCIAIS