Ouça na íntegra o Destaque Literário desta semana!
Nesta semana (terça-feira, dia 25 de março), Chico Carvalho comentou no programa “Estação Cultura” sobre a novela “A Analfabeta”, da escritora húngara radicada na Suíça, Ágota Kristóf. A autora viveu entre os anos 1935 e 2011, e é considerada uma das mais importantes escritoras europeias da segunda metade do século 20. Ágota Kristóf é ganhadora do Prêmio Schiller, e, além de romances, escreveu contos e dramaturgia para o teatro.
Para driblar o tédio de uma nova vida em uma nova cultura, a saída é encontrar meios para ler e escrever na nova gramática do país estrangeiro. A maior das resistências possíveis é a de não perder a memória: lembrar daquilo que fomos, dos livros que lemos, e também ter resistência para inventar novas narrativas, ainda que seja com novas e desconhecidas palavras. Ser uma “analfabeta”, no final das contas, não é de todo mal, é o princípio de um recomeço.
O quadro encerra com a Parte 3 “Melodia” dos Esboços Húngaros, obra de Béla Bartók. Orquestra Philharmonia sob a regência de Neeme Järvi.
“A Analfabeta” é um livro de Ágota Kristóf publicado pela Editora Noz. Tradução de Prisca Agustoni.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.
REDES SOCIAIS