Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Vincenzo Bellini

Ouça o programa completo: 


O compositor italiano Vincenzo Bellini morreu prematuramente aos 34 anos de idade, no auge de suas realizações musicais. No entanto, durante sua breve existência, esse gênio da melodia, nascido em 1801 na Sicília, compôs uma série de óperas e árias de imenso valor artístico.

Os aficionados da música clássica são grandes admiradores das belas óperas criadas por Bellini, como I Capuletti ed i Montecchi, de 1830, La Sonnambula e Norma, ambas de 1831 e I Puritani, de 1835.

A popularidade de Bellini está se intensificando nos últimos tempos, com o resgate de várias de óperas de juventude, comoIl Pirata, de 1826, Bianca e Fernando, de 1828 e La Straniera, de 1829.

Sua primeira ópera,Adelson e Salvini, foi criada na atmosfera estudantil de Nápoles e obteve tamanho sucesso, que Bellini recebeu a encomenda de criar uma nova ópera para o prestigioso Teatro San Carlo. Seguiu-se a encomenda de uma ópera para o Teatro La Scala de Milão, onde Il Pirata obteve um triunfo impressionante.

As próximas óperas foram La Straniera e Zaira, que deram continuidade ao frutífero trabalho de colaboração com o libretista Felice Romani, que já havia escrito para Bellini o enredo de Il Pirata.

I Capuletti ed i Montecchi representou o início da fase de criação das mais importantes óperas de Bellini. O compositor transferiu-se para Londres, onde suas óperas obtiveram o mais retumbante sucesso, na interpretação dos maiores cantores daquela época.

Em 1834, Bellini fixou residência em Paris, cidade onde escreveu sua derradeira obra prima, I Puritani, que causou verdadeira sensação no Théatre des Italiens. Tragicamente, Bellini morreu em setembro de 1835, pouco antes de completar 34 anos de idade.

O compositor foi enterrado na Catedral de Catania, na Sicília, sua terra natal.


Um programa dedicado à música sacra que não faz distinção de credo ou de período estético, da música antiga à contemporânea. Ecumênico na acepção plena da palavra, o programa contempla compositores das mais diversas épocas, nacionalidades e credos religiosos.

"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em produção: Cleison Belarmino
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas