Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Antonín Dvořák

Ouça o programa completo:


Este é o último programa de uma série de duas transmissões dedicadas ao Stabat Mater do compositor checo Antonín Dvořák.Grande parte dessa música sublime evoca as grandes obras religiosas de Bach, Haydn e Mozart.

Lembrávamos no programa anterior que em março de 1883 o Stabat Mater arrebatou o público do Royal Albert Hall, quando foi estreado em Londres, sob a regência de Joseph Barnby.

A obra correspondia plenamente ao gosto e ao caráter da era vitoriana, além de dar continuidade à grande tradição coral muito valorizada pelos ingleses.Nos quatro anos seguintes, o Stabat Mater de Dvořák foi apresentado diversas vezes na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria, na Iugoslávia e na Alemanha.

Mas foi na Inglaterra que o sucesso trouxe os seus melhores resultados. Dvořák foi rapidamente convidado a dirigir a sua obra em Londres. No dia 13 de março de 1884, o compositor checo regeu o Stabat Mater no Royal Albert Hall de Londres e foi aclamado entusiasticamente pelos músicos e pelo público que lotava o teatro.

Dvořák tornou-se rapidamente uma celebridade entre os ingleses. A excelência dos músicos londrinos e a calorosa recepção que lhe foi dada causaram forte impacto no compositor, como atestam as cartas que escreveu de Londres a Velebin Urbanek, seu editor em Praga.

Maravilhado, Dvořák contou a Urbanek que o coro contava 250 sopranos, 160 contraltos, 180 tenores e 250 baixos, e a seção de cordas da orquestra era composta de 24 primeiros e 20 segundos violinos, 16 violas, 16 violoncelos e 16 contrabaixos.

O sucesso obtido por Dvořák foi retumbante e o compositor recebeu nos anos seguintes importantes encomendas de obras da Sociedade Filarmônica Real Inglesa e dos Festivais de Birmingham e de Leeds, para os quais compôs a Sinfonia nº 7, o oratório Svatá Ludmila e o Requiem, entre outras.

De 1884 a 1896, o compositor viajou nove vezes à Inglaterra, país onde era respeitado como um dos maiores músicos do seu tempo.


"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.

"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas