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A música sacra esteve seriamente ameaçada nos países de língua alemã após 1850, devido aos avanços das óperas de Wagner. No entanto, dois músicos excepcionais, que não chegaram a abordar a ópera, tentaram restaurar a música sinfônica e religiosa: Johannes Brahms e Anton Bruckner.
Na realidade, Brahms compôs somente um Requiem, alguns motetos e peças sacras menores. O Requiem Alemão foi escrito quase que inteiramente em Bonn, cidade natal de Beethoven. Na verdade, esta obra nada tem a ver com a tradicional Missa de defuntos. Ela é formada de sete movimentos para solistas e coro, com textos alemães que absolutamente não pertencem à liturgia.
Brahms utilizou-se de trechos de Isaías, dos Salmos, dos Evangelhos segundo Mateus e João e das Epístolas de Paulo e de Pedro. A obra é, acima de tudo, uma reflexão sobre o tema da morte e a composição, de magnífica inspiração, é uma importante contribuição de Brahms no campo da música sacra.
Ouviremos do Deutsches Requiem de Johannes Brahms o trecho Denn alles Fleisch es ist wie Gras, "Porque toda carne é como a erva", interpretado pelo Coro e Orquestra Filarmônica de Praga, sob a direção de Giuseppe Sinopoli.
"Laudate Dominum" está no ar desde 1989 e é apresentado pelo pianista e compositor Amaral Vieira.
"Laudate Dominum" vai ao ar domingo, às 9h, com reapresentação na terça-feira, às 23h00, na Cultura FM (103,3).
Produção: Bruno Lombizani
Estágio em Produção: Isadora Diniz
Trabalhos técnicos: Wagner Freitas
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