Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Karen Almond / Met Opera.
Foto: Karen Almond / Met Opera. Isabel Leonard no papel título de Cinderella, de Massenet

A história é a do famoso conto de fadas de Charles Perrault que conta a triste sina da pobre moça chamada Cinderella. Explorada pela madrasta má e suas duas filhas vaidosas, Cinderella, após a intervenção mágica de uma fada, consegue ir ao baile onde o príncipe irá escolher uma donzela para se casar. Príncipe e Cinderella dançam juntos e formam o casal mais belo da festa. O encantamento se encerra à meia noite e Cinderella volta correndo para casa antes do prazo terminar, não sem antes deixar para trás um par de seu lindo sapatinho de cristal que é prontamente recolhido pelo príncipe. No dia seguinte o arauto do castelo sai à procura da dona do sapatinho, e o único pé que se encaixa nele é o de Cinderella. Ela é levada de volta ao ecnontro do Príncipe e os dois se casam para desespero da madrasta e de suas duas filhas.

CENDRILLON é o nome da ópera original em quatro atos concebida por Jules Massenet com libreto de Henri Caïn, e inspirada na versão de Charles Perrault de 1698 do conto de fadas. CENDRILLON foi concebida por Massenet e Cain quando os dois se encontravam em Londres para a estreia de La Navarraise, em junho de 1894. O compositor finalizou a composição em Nice, entre 1895 e 1896. Na época da estreia Massenet anunciou ao jornal Le Figaro que este seria seu último trabalho lírico, mas outros trabalhos viriam na sequência, como as óperas Le Jongleur de Notre-Dame (O malabarista de Notre-Dame) e Don Quixote.

O manuscrito de CENDRILLON é dedicado a "Mademoiselle Julie Giraudon", que criou o papel-título da ópera e, posteriormente, se casou com Henri Cain, o libretista.

Ópera apresentada em primeiro de janeiro de 2022 pelo Metropolitan Opera House de Nova York. No elenco estão Isabel Leonard, Emily D’Angelo, Jessica Pratt, Laurent Naouri e Stephanie Blythe. Coro e orquestra do MET sob a regência de Emmanuel Villaume.

Metropolitan Opera
Domingo, dia 09, às 15h
Apresentação: Chico Carvalho
Confira a programação completa da Temporada 2021-2022
___________
Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org

*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.