Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ken Howard / Met Opera
Foto: Ken Howard / Met Opera Quinn Kelsey como o bobo e Rosa Feola como Gilda em Rigoletto, ópera de Verdi

O libreto de Rigoletto é de Francesco Maria Piave, baseado em “O Rei se diverte”, de Vítor Hugo. No início de 1851, Verdi informou à direção do Teatro La Fenice que tinha terminado mais uma ópera, La Maladezione, que era o título original do compositor para Rigoletto. Mas, antes da estréia, apareceram sérias divergências com o censor de Hapsburg - nesta época o norte da Itália estava sob o domínio da Áustria. A polícia via Verdi como um agitador que havia contribuído para a atmosfera anti-austríaca, e sua ópera, que continha uma tentativa de assassinato de um rei, era considerada ofensiva para os oficiais austríacos.

Piave, o libretista, alterou as passagens mais polêmicas, mudando o local da ação da França para a Itália, e transformando Francisco I da França no libertino Duque de Mântua, uma figura política sem importância. O título foi trocado e a ópera foi apresentada no Teatro La Fenice em 11 de março de 1851. No Brasil, Rigoletto estreou no Rio de Janeiro, no Teatro Lírico Fluminense, em 1856 e em São Paulo, a ópera foi apresentada no Teatro São José, em 1876. No Metropolitan, Rigoletto estreou em novembro de 1883.

No elenco estão o barítono americano Quinn kelsey, no papel título de Rigoletto, o tenor polonês Piotr Beczala, como o Duque de Mântua; a soprano italiana Rosa Feola, como Gilda; a mezzo-soprano franco-armênia Varduhi Abrahamyan, como Maddalena e o baixo italiano Andrea Mastroni no papel de Sparafucile. O maestro italiano Daniele Rustioni rege o Coro e a Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova York.

Metropolitan Opera
Domingo, dia 06, às 15h
Apresentação: Chico Carvalho
Confira a programação completa da Temporada 2021-2022:

___________

Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org
*Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido.