“Tosca” estreia no Teatro Costanzi, na cidade de Roma, no ano de 1900. O melodrama de Puccini tem como protagonistas uma diva volátil, um chefe de polícia sádico e um artista idealista, além de uma orquestração teatral que explora todas as gamas da emoção dramática.
O enredo que mistura ciúme, assassinatos e altas doses de emoções rasgadas, tudo diante dos olhos dos espectadores, ofendeu e emocionou o público por mais de um século. Já os críticos, por muitas vezes, tiveram problemas com a abordagem bastante explícita de ópera, com a sua franqueza e intensidade na pontuação melódica e o desenho dramático que proporciona para os papéis principais. Mas, esses mesmos aspectos fizeram de “Tosca” uma obra icônica inscrita no imaginário público quando o assunto é o gênero operístico. A popularidade da obra de Puccini é fruto da exploração do aspecto dramático das cenas e personagens, uma partitura de melodia abundante e teatral, além de um papel-título marcante.
Compõem o elenco Lise Davidsen como Tosca, Freddie De Tommaso é Cavaradossi, Quinn Kelsey representa Scarpia, e Patrick Carfizzi é o Sacristão. Coro e Orquestra do Metropolitan sob regência de Yannick Nézet-Séguin.
Ópera apresentada originalmente em 23 de novembro de 2024 pelo Metropolitan Opera House de Nova Iorque.
Metropolitan Opera House
Domingo, 26 de janeiro de 2025, as 15h00.
Apresentação: Chico Carvalho.
Confira a programação completa da Temporada 2024-2025:
https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/
Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org
"Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido".

REDES SOCIAIS