Programa gravado em 28 de fevereiro de 1981 pelo Metropolitan Ópera - uma celebração ao aniversário de 100 anos da estreia da ópera composta por Ravel. A mezzo-soprano Hilda Harris é a protagonista da montagem. Isola Jones, Julien Robbins, Florence Quivar, David Holloway compõem o elenco. O maestro Manuel Rosenthal dirige o Coro e a Orquestra do Metropolitan Opera House de Nova Iorque.
O libreto de “A Criança e os Feitiços” é da escritora francesa Colette, e lida com uma criança travessa que aprende uma lição mágica sobre o valor da compaixão. Colette o escreveu na sombra da Primeira Guerra Mundial – e, de fato, ela enviou a primeira cópia do texto para Ravel enquanto ele servia na guerra, embora a ópera só fosse composta dois anos depois.
“A Criança e os Feitiços” é uma ópera curta, de apenas um ato. Tudo começa em um quarto em uma casa de campo francesa, onde conhecemos um garotinho mal-humorado que não quer fazer sua lição de casa. Ele prefere comer bolos, dar uma volta e puxar o rabo do gato. Sua mãe, então, dá ao garoto uma punição, e o tranca no quarto, com apenas uma xícara de chá sem açúcar e torrada seca. A Criança não se dá por vencida e, como vingança ao castigo, quebra o bule e a xícara, cutucando seu esquilo de estimação com uma caneta, rasgando o papel de parede, estragando seus livros escolares, puxando o pêndulo do relógio e assim por diante. Terminada a pequena revolução, o menino examina sua obra com satisfação presunçosa. Mas quando ele vai se sentar na Poltrona, para seu espanto, ela se afasta dele e começa a consultar os outros móveis sobre a travessura da Criança. Um após o outro, todos os objetos feridos na sala ganham vida.
Metropolitan Opera House
Domingo, 30 de março de 2025, as 15h00.
Apresentação: Chico Carvalho.
Confira a programação completa da Temporada 2024-2025:
https://cultura.uol.com.br/radio/programas/metropolitan/
Metropolitan Opera House
Site oficial: metopera.org
"Os direitos da transmissão são de propriedade do The Metropolitan Opera. O conteúdo é reservado e qualquer uso ou reprodução do material sem a permissão do The Metropolitan Opera é estritamente proibido".

REDES SOCIAIS