Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Ennio Morricone Regendo

Ouça o programa Música Contemporânea completo aqui:


  1. Conhece-se bem grande parte de suas mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e praticamente não se conhece sua obra para as salas de concerto. Uma lacuna que estamos preenchendo nestes programas.

    Começamos com uma obra de 1957, quando Ennio ainda estudava com Goffredo Petrassi, na Academia Santa Cecília de Roma. Foi sua primeira incursão no difícil domínio da música sinfônica. Intitulou-a “Concerto para Orquestra”.

    Em 1984, Ennio já tem atrás de si os 15 anos de trabalho no grupo di improvvisazione Nuova Consonanza, um coletivo de vanguarda no qual fez todo tipo de experimentação com técnicas expandidas, formas abertas, música eletrônica e eletroacústica.

    A partir dos anos 1980 ele decidiu dedicar-se de vez à música absoluta. Mas, claro, não conseguiu, porque eram muitos e tentadores os convites para fazer trilhas. Mesmo assim, Ennio dedicou seus melhores esforços para a música absoluta.

    Ouça a primeira edição da série!

    Entre 1991 e 1993, por exemplo, ele compôs Epitaffi Sparsi, para voz e piano, sobre textos de Sérgio Micei, seu grande amigo e autor de livros essenciais sobre a música de cinema.

  2. Confira a seleção musical desse e de todos os nossos programas no Guia do Ouvinte

    O programa Música Contemporânea vai ao ar aos domingos, às 22h da noite pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103.3.
  3. Apresentação: João Marcos Coelho, Produção: Sonia Maria de Lutiis, Estagiária em Produção: Denise Faveri.